Na última sexta-feira (26/04/2019), na Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia, às 19h45min aconteceu um encontro acerca da Iniciação à Vida Cristã (IVC) com inspiração catecumenal com a Ir. Ângela Soldera, (SJBP – Sociedade de Jesus Bom Pastor – Irmãs Pastorinhas), que atualmente coordena todo o processo de Iniciação à Vida Cristã na Arquidiocese de Londrina.

O objetivo do encontro foi apresentar como fazer a implantação da IVC em nossa paróquia, tendo em vista que no ano passado (2018) a paróquia já passou por vários momentos formativos acerca do que é a IVC. Para uma autêntica implementação da IVC é preciso que todas as pastorais, movimentos e organismos compreendam que ela é um movimento orgânico, dentro da Igreja, ou seja, a IVC deve perpassar todas as dimensões da vida pastoral. Não podemos mais pensar só em crianças, ou jovens em processo de Iniciação à Vida Cristã, mas devemos pensar em um Igreja em sua totalidade que tem a vontade e o esforço para se torna iniciada no Mistério de Cristo.

“A Iniciação a Vida Cristã é uma nova forma de evangelizar. Dela depende toda a vida da Igreja, que não pode mais crescer por tradição, mas por atração, por um encontro com Jesus Cristo. Se a Igreja não der atenção a IVC a Igreja tende a esfriar, como vemos em várias paróquias da Europa”, disse Pe. Edivan Pedro dos Santos (pároco).

Portanto, neste encontro priorizou-se abordar  a maneira “como”  realizar esse processo de uma comunidade intensamente iniciada na vida cristã. O encontro reuniu o padre, religiosas, seminarista, coordenadores de pastorais, movimentos e organismos.

“A realidade de hoje exige que o anúncio de Jesus Cristo não seja mais um pressuposto, porém, explicitado continuamente. Para responder aos desafios da evangelização, principalmente na transmissão da fé cristã, não se trata de fazer apenas “reformas” na catequese, mas de rever toda a ação pastoral a partir da Iniciação à Vida Cristã. Assim, apresentar Jesus Cristo e suscitar nos corações o seguimento apaixonado à sua pessoa, que a todos convida para com Ele vincular-se intimamente. Isso implica toda a vida comunitária das paróquias e não somente a catequese”, afirmou Ir. Ângela.

Por fim, o encontro sobre a implementação da Iniciação à Vida Cristã sugeriu a criação de uma Comissão para realizar e dar continuidade às linhas de ações propostas em nossa reunião. Assim sendo, no próximo CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) ficou definido que a presente comissão já terá seus membros sugeridos pelas pastorais, movimentos e organismos.

Para maiores informações sobre a CATEQUESE em nossa paróquia clique AQUI!

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM – Paróquia Santa Rita de Cássia