Santuário: casa das indulgências

Uma das características fundamentais dos santuários são o favor concedido pela Igreja das indulgências. Conheça por este artigo a doutrina das indulgências e como ela beneficiam os fiéis pelo futuro Santuário de Santa Rita de Cássia em Londrina-PR.

As indulgências são práticas antiquíssimas da Santa Igreja que estão estreitamente ligadas aos efeitos do sacramento da penitência (confissão). O pecado como sabemos é o rompimento da amizade, comunhão e caridade com Deus. Pecando o homem se afasta da vontade do criador.

Pelo batismo recebemos a remissão do pecado original. E no Sacramento da Penitência (Confissão) restauramos o estado de graça e santidade conseguidos no batismo.

Todavia, o pecado imprime em nós duas coisas: a CULPA e PENA. No Sacramento da Penitência conseguimos mediante a confissão com o sacerdote o perdão da culpa dos nossos pecados. Entretanto, a consequência (pena temporal) dos nossos pecados não é reparada. A pena representa a marca que o pecado deixa em nós e naqueles que ofendemos pelos nossos erros.

É neste sentido que a Igreja sugere as indulgências. As indulgências são a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa no sacramento da confissão. O fiel bem disposto obtém esta remissão, em determinadas condições, pela intervenção da Igreja que, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações (isto é, dos méritos) de Cristo e dos santos (CIC, 1471). As indulgências podem ser parciais ou plenárias. As parciais removem parte da pena, já as plenárias são a remoção total das penas  dos pecados.

Àqueles que conseguem receber às indulgências antes da hora da morte tem maiores possibilidades não viverem as dores do purgatório e nem da condenação eterna (inferno). Pela prática das indulgências os fiéis conseguem a libertação do purgatório, que é o estado no qual as almas são provadas e purificadas das penas temporais dos pecados.

A eficácia das indulgências para a vida dos cristãos são comprovadas pelas Sagradas Escrituras, na profissão de fé de Pedro, onde Jesus lhe concede o poder temporal da Igreja sobre a Terra para administrar os bens divinos. “E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus (Mt 16,19).

Sendo assim, quando a Paróquia Santa Rita de Cássia tiver a graça de torna-se Santuário ela poderá dispensar por meio de seus pastores os favores espirituais das indulgências, que ajudam os fiéis ainda mais na busca da santificação e na salvação das almas.

Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.


CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Faça parte você também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Clique sobre a imagem: conheça e participe da CAMPANHA BENFEITOR DO IMPOSSÍVEL
Torna-se um canal de graça e bênção na vida dos devotos de Santa Rita de Cássia em nosso Santuário.

Links úteis:

Horários de Missas Atualizados
Programa Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do Futuro Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Benfeitor do Impossível | Acenda uma Vela | Ofereça Rosas | Pedidos de Oração