No último sábado (18/05/2019) aconteceu a 1ª Peregrinação de Santa Rita de Cássia, que foi constituída por um grupo de devotos do Monte Carmelo de Londrina-PR e da Paróquia Santa Rita de Cássia. O organizador da peregrinação foi Frei Éverton Ricardo Berny Machado (OCD). A peregrinação  constituiu em uma caminhada de mais de 22 km e contou com quase 40 peregrinos. A caminhada teve início no Monte Carmelo (Conj. Nova Esperança – Zona Sul), passou pela Capela São Sebastião (Paróquia Nossa Senhora Aparecida — Vila Rural da Usina Três Bocas )e findou-se na Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia com a Santa Missa.

“A peregrinação foi uma oportunidade muito bacana, muito legal. Foi uma experiência muito diferente do que eu particularmente esperava em todos os sentidos. Por essa caminhada sai da minha zona de conforto, tive um contato com a natureza, no qual pude meditar e sentir  Deus pela natureza. Foi incrível poder ver o Sol nascer e sentir a presença de Deus nas coisas criadas. Senti durante a caminhada Deus falando comigo, um diálogo, no qual fomos conversando e refletindo sobre a minha própria vida, minhas relações, amizades e relacionamentos. Na caminhada fiz a experiência da solidariedade, de ter o irmão do lado para ajudar no caminho e dar apoio. Nesta caminhada coloquei uma intenção especial para Santa Rita de Cássia, na esperança que meu esforço físico, possa ser um pedido à sua poderosa intercessão junto de Deus. Na peregrinação, Deus foi me convidando a entregar minha vida e a confiar Nele sem medidas. Estou muito feliz com essa peregrinação e eu a recomendo, quando tiver novamente participarei!” disse Raul Ambrósio Valente Neto (Paróquia São Vicente de Paulo – Decanato Centro).

A caminhada teve início às 6h da manhã, com um momento especial de oração inicial com Pe. Edivan Pedro dos Santos (pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia), ele falou da importância de receber em sua paróquia essa primeira peregrinação oficial de devotos de Santa Rita. Em sua fala apontou que essa peregrinação é um fato concreto da devoção natural que já ocorre na paróquia e que aponta para a elevação da paróquia à Santuário pela Campanha: “Rumo à Santuário”.

“Essa peregrinação até a Paróquia Santa Rita, também mostra o desejo de outras pessoas , que são de fora da comunidade pela Campanha “Rumo a Santuário”. A peregrinação em si é uma característica fundamental de todos os santuários, onde os peregrinos e devotos colocam suas intenções e agradecimentos, e também uma parábola da nossa peregrinação sobre a terra. Essa experiência foi muito boa, e tenho certeza que será a primeira de muitas outras. Assim sendo, podemos dizer que a peregrinação é como um retiro, no qual cada pessoa vai refletindo sobre a sua vida, seus limites, vamos contemplando a criação, a natureza e vamos aprendendo a sermos solidários. Chegar a esta paróquia, a este futuro Santuário é muito gratificante, e ainda mais quando celebramos a Eucaristia é o ponto mais alto desta peregrinação”, afirmou Frei Éverton.

O trajeto da peregrinação se deu quase que exclusivamente pelas vias rurais, para assegurar a segurança dos peregrinos e o contato com a natureza. O caminho se constituiu de 3 grandes etapas: Primeira- a meditação do evangelho do dia de Santa Rita; a Segunda- foi a meditação do santo terço em duplas e grupos e a Terceira- foi a partilha de vida e da espiritualidade. Por fim, a peregrinação se encerrou com a Santa Missa presidida pelo Frei Éverton e um lanche fraterno oferecido pela paróquia aos peregrinos devotos.

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM – Paróquia Santa Rita de Cássia / Londrina-PR