Porque acender velas?

Neste mês de maio de 2019 em comemoração ao Dia da Padroeira, Santa Rita de Cássia, a santa das causas impossíveis a Paróquia Santa Rita de Cássia inaugurou na Festa da Padroeira a Sala de Promessas, Capela de Velas e teve a graça da revitalização da Gruta de Santa Rita.

Para que uma paróquia seja elevada a Santuário é necessário que ela possua esses ambientes. Pois, por meio deles são expressas a devoção e os prodígios da intercessão do santo padroeiro dentro da comunidade local.

A CAPELA DE VELAS é o lugar destinado e apropriado para os devotos queimarem às suas velas votivas. É um local de oração e da expressão da religiosidade popular. O hábito de acender velas remete o devoto/peregrino à ressurreição de Cristo e à missão de cada um ser para mundo como Jesus, luz de salvação.

O costume de acender velas tem origem desde o Antigo Testamento: “O Senhor disse a Moisés: Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente acesas as lâmpadas do candelabro. Disporás as lâmpadas no candelabro de ouro puro para que queimem continuamente diante do Senhor” Lv 24,1-4.

A vela acesa, enquanto rezamos, tem um significado muito especial. A ideia básica da Luz como oposição às trevas está nas suas raízes: Por exemplo, o profeta Simeão falou da vinda de Cristo como “Luz para revelação dos gentios”. Simeão refletia consigo mesmo a profecia do profeta Isaías sobre a vinda do Messias: “O povo que andava nas trevas viu uma Grande Luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma Luz” Is 9,1.

O fogo e a luz de uma vela representam a luz da vida, da esperança e da presença de Deus. Por isso, quando nos reunimos quer na Igreja ou em outros lugares acendemos velas para demonstrar de uma maneira sensível e visível que Cristo se faz presente e atuante em nossas vidas cotidianamente. Na Capela de Velas muitos devotos acendem suas velas em agradecimento à graças alcançadas ou em súplica por graças necessárias. Por isso a Capela das Velas é um lugar tão fundamental e teológico da devoção aos santos.

A SALA DE PROMESSAS, também conhecida como “Sala dos Milagres”, é um local reservado a oferta e a exposição de ex-votos. Os ex-votos são presentes oferecidos pelos devotos ao seu santo de devoção em consagração, renovação ou agradecimento por uma promessa. Os ex-votos podem ser manifestados das mais diferentes formas; eles são uma expressão sensível da graça alcançada. Pelos ex-votos os visitantes vivem o anúncio do testemunho de fé de muitos devotos e peregrinos que puderam sentir em suas vidas a intercessão dos santos.

O seu objeto de ex-voto pode ser entregue na própria Sala das Promessas ou pode ser entregue na secretaria paroquial em horário comercial.

Venha conhecer nossa Capela das Velas, Sala de Promessas e a Gruta de Santa Rita de Cássia. Conheça e vivencie a alegria da devoção a santa das causas impossíveis, Santa Rita de Cássia!

Também tivemos neste mês a revitalização de nossa Gruta de Santa Rita de Cássia. Agora cada devoto pode adentrar ao espaço e fazer suas preces de forma mais próxima.

 

ACENDA SUA VELA VIRTUAL À SANTA RITA DE CÁSSIA CLICANDO NO LINK:

VELA VIRTUAL

Conheça também:

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM / Paróquia Santa Rita de Cássia – Londrina/PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *