Conheça essa tradicional festa religiosa católica e confira a programação de nossa Paróquia Santa Rita de Cássia para essa grande festa cristã.

No próximo dia 20 de junho de 2019,  a Igreja Católica celebrará em todo mundo a grande Solenidade de Corpus Christi, que tradicionalmente acontece todos os anos na primeira quinta-feira, após de duas ocasiões: a Oitava de Pentecostes, e a Solenidade da Santíssima Trindade. Este é o momento em que se comemora a institucionalização da Eucaristia. A data foi oficializada pela Igreja em 1264, com grande esforço de Santo Tomás de Aquino, vulgo Doutor Angélico, que foi seu grande defensor e divulgador.

Quem instituiu essa solenidade foi o Papa Urbano IV, com a bula Transiturus de hoc que foi publicada em agosto de 1264. Todavia essa festa não surge apenas como um objetivo de solenizar o Corpo e Sangue de Cristo. O contexto de sua origem está permeado por uma sociedade que já não mais afirmava com convicção a fé na Eucaristia como Corpo e Sangue do Senhor. Existiam muitas pessoas que profanavam a Eucaristia e cometiam o pecado do sacrilégio. Por isso, foi instituída para reafirmar a fé do Povo de Deus em Jesus Cristo vivo e realmente presente no Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Porém, antes da publicação do decreto do Papa Urbano IV aconteceram diversas coisas que tocaram o coração do papa para instituir essa solenidade: uma visão de Santa Juliana de Liège (religiosa agostiniana belga) e um milagre eucarístico ocorrido na cidade de Bolsena, na Itália. O Papa não só ouviu falar desses acontecimentos, mas foi pessoalmente analisá-los e contemplá-los.

Todavia, não podemos pensar que a festa de Corpus Christi é apenas um dia de adoração a Jesus na Eucaristia. A intenção também é ser um dia intenso de reparação pela falta de fé, respeito e devoção em que se encontram muitos dos católicos. Pelas orações de reparação o coração do homem se inclina ao coração de Deus e proclama que quer unir-se ardentemente a Ele.

Tradicionalmente neste dia desde o século XIII se confeccionam tapetes coloridos, pelos quais passa o Santíssimo Sacramento (Eucaristia), no ostensório  conduzido pelo sacerdote pelas ruas da cidade. Essa tradição surgiu na Bélgica e até hoje  perdura em nossas comunidades cristãs católicas como sinal de Cristo que vai ao encontro de seu povo. É uma expressão viva da fé católica que se manifesta a toda a sociedade, inclusive àqueles que não creem, não esperam e não adoram.

Preparação dos Tapetes na Paróquia

Em nossa Paróquia Santa Rita de Cássia os tapetes serão confeccionados na madrugada do dia 20 de junho 2019. Para ajudar neste processo de confecção as equipes de trabalhos e voluntários se reunirão as 4h30 na frente da Igreja Matriz e da Capela Sagrada Família. A Santa Missa Solene de Corpus Christi acontecerá às 9h na Igreja Matriz e em seguida teremos a Procissão Solene pelas ruas com Santíssimo Sacramento até a Capela Sagrada Família,  onde acontecerá a benção final com Jesus Eucarístico. Participe.

O trajeto de nossa procissão de Corpus Christi está no mapa a seguir. Ele tem dois quilômetros, e as ruas receberão uma pintura de cal de duas faixas demarcando o espaço onde serão feitos os desenhos, pinturas e ornamentações. Se você mora ao longo do percurso de nossa procissão, pedimos que nos ajude fazendo um pequeno altarzinho em frente da sua casa, ou colocando bexigas ou panos brancos ou dourados nas grades e muros, para louvar e saudar Jesus que passa. E como foi dito, tome parte desse momento, afinal: “Não é todo  dia que Jesus passa em frente da nossa casa. ” (Recordação do relato de experiência dado pelo nosso pároco Edivan Pedro dos Santos, na homilia da solenidade de Corpus Christi no dia 31 de maio de 2018).

Participe desse momento grande de nossa fé Católica. Jesus te espera. Venha com toda sua família preparar esses tapetes. Traga borra de café, serragem, tintas, desenhos, alimentos, roupas de frio e cobertores para enfeitar nossa procissão.  Não se esqueça de também levar baldes, vassouras, pazinhas, sacos de lixos. Um cafezinho, chá, ou chocolate quente, com um bolinho ou pão, pois assim confraternizamos e nos aquecemos do friozinho da madrugada.  Viva essa experiência de Fé e Fraternidade, de serviço ao Rei Jesus, de amor a Igreja e de convivência com os irmãos.

TRAJETO DA PROCISSÃO SOLENE (Linha Azul):

  • Rua Guia Lopes – vira a direita;
  • Rua Pedro Abelardo – mais ou menos 300 metros – vira a esquerda;
  • Rua Tertuliano – mais ou menos 100 metros – vira a direita;
  • Rua Theodoro Roosevelt – mais ou menos 300 metros – vira a direita;
  • Rua Mahatma Gandhi – mais ou menos 300 metros – vira a esquerda;
  • Rua Eurípedes Barsanulfo – mais ou menos 500 metros – vira a esquerda;
  • Rua Pedro Colomera – mais ou menos 100 metros – vira a direita;
  • Rua Manoel Barbosa da Fonseca Filho – mais ou menos 100 metros – vira a direita;
  • Rua Cristina Jorge – mais ou menos 100 metros – vira a esquerda;
  • Rua Plácido Carmagnani – mais ou menos 200 metros.

PARADAS (Círculo Vermelho):

  1. Esquina da Pedro Abelardo com Tertuliano;
  2. Esquina da Theodoro Roosevelt com Mahatma Gandhi;
  3. Esquina da Mahatma Gandhi com Conde D’eu;
  4. Eurípedes Barsanulfo esquina com José Miguel Arias;
  5. Eurípedes Barsanulfo esquina com Pedro Colomera;
  6. Capela Sagrada Família.

Todo o percurso possui 2 km de distância 

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM – Paróquia Santa Rita de Cássia – Londrina/PR