“NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES, MAS FUI  EU QUE VOS ESCOLHI” (João 15.16)

A Paróquia Santa Rita de Cássia que caminha para o futuro Santuário, tem motivos para se orgulhar de sua trajetória. Além do crescimento físico , com suas capelas, áreas pastorais e diversas obras, também tem frutificado. No dia oito de dezembro às 16h , II Domingo do Advento – Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, o seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva foi, pela imposição das mãos episcopais e récita da oração consecratória, elevado ao primeiro grau da ordem em missa solene presidida pelo Arcebispo ordenante, Dom Geremias Steinmetz, na Capela Sagrada Família da Paróquia Santa Rita de Cássia.

Nascido na Cidade de Bela do Vista Paraíso-PR no dia 18 de julho de 1993. Porém viveu toda sua infância e juventude na cidade de Sertanópolis-PR. É o segundo filho de José Aparecido da Silva e Célia Caldeira da Siva e irmão de Vinícius Caldeira da Silva. Durante a sua infância  e juventude participou ativamente na Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Sertanópolis., do Coral Infantil, da Infância Missionária, da Catequese, da Pastoral dos Coroinhas, da Pastoral do Dízimo, da Liturgia, do Grupo do Teatro Paroquial, da Renovação Carismática Católica entre outras atividades. Desde os 7 anos sentiu o chamado ao sacerdócio dentro daquela Igreja Paroquial e teve como animadores vocacionais os grandes padres missionários do PIME, em especial Pe.Benedito Libânio da Silva e Pe. Antônio Turra. Fez encontros vocacionais no Centro de Animação Missionária do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) onde sentiu mais forte o chamado de Deus em sua vida.

Conheça a história de Santa Rita de Cássia, nossa Padroeira clicando AQUI!

Vejam as bençãos de Deus nas palavras da mãe Célia Caldeira da Siva:

” Olha o chamado de Caio começou quando uma vizinha o chamou para participar de um teatro paroquial  e depois de um encontro e ele foi. Depois Caio me chamou para sentar e me disse: Mãe deixa eu ser padre? E eu respondi: Mas você é tão pequeno ainda. Mas o Caio muito persistente disse que no seminário também aceitavam meninos pequenininhos. Depois desse momento eu e ele começamos a chorar, eu continuei: Espera você ter quinze anos, espera você crescer um pouco e depois você resolve. Mas Caio já queria ir naquele momento. Depois daquele dia Caio ia em vários encontros do (PIME) em Ibiporã com a Martinha. E hoje essa missa de ordenação diaconal foi para Caio um dia muito especial. Ele sempre sonhou com este dia. Caio é uma benção para mim e minha família”.

Conheça os milagres de Santa Rita de Cássia clicando AQUI!

Vejam as saudações de Diácono Welinton Ignácio:

Ofereça uma Rosa à Santa Rita de Cássia e peça a graça necessária clicando AQUI!

A Capela, como é de costume nessas ocasiões, estava lotada de fiéis, amigos e familiares do neo-Diácono, além de contar com a presença do clero, dos seminaristas e alguns vocacionados. Ser Diácono transitório significa que dentro em breve receberá o sacramento da ordem e o mais aspirado por esses jovens que doam as suas vidas à Deus, que é o sacerdócio e o tempo de transição pode variar conforme presciência do bispo local. Os diáconos estão encarregados de executar o “serviço do ministério de Deus”, deixando de ser um simples leigo e passando a pertencer ao grupo do clero.

A palavra diácono surgiu a partir do grego diakonos, que significa “atendente” ou “servente”. De acordo com a doutrina, o diácono católico é o “servo de Deus”, espalhando a Sua palavra e ajudando a construir o Seu reino junto aos fiéis na terra, de acordo com as necessidades da igreja.

Na igreja católica, o clero é formado por três graus de sacramento da ordem sacerdotal: os bispos, presbíteros (ou sacerdotes) e diáconos.

Palavras sábias de nosso Arcebispo Metropolitano de Londrina Dom Geremias Steinmetz:

“Bom o diaconato é um ministério de preparação para o exercício do ministério sacerdotal e nesse sentido que nós o vimos hoje. Então o Caio que foi ordenado diácono para depois ser ordenado presbítero (sacerdote) daqui alguns meses. Existe também desde o Concílio Vaticano II e foi retomado da igreja antiga  o diácono permanente que é para homens casados e na qual não se tornarão presbíteros. O objetivo do diaconato é o serviço. É a caminhada em que o seminarista faz rumo ao sacerdócio, recebe vários ministérios: como o de leitor; de acólito. E como o diácono possa servir como nos atos dos apóstolos, servindo à mesa, ajudando os doentes, atendendo as pessoas necessitadas. Essa é uma experiência fundamental na qual o diácono faz para depois ele ser ordenado  presbítero. Nesses meses de diaconato o diácono que está a caminho do sacerdócio exerce a caridade, ele está com as pessoas e sobretudo organiza a caridade na comunidade. “

Acenda uma vela fazendo seu pedido à Santa Rita de Cássia clicando AQUI!

Em nossa comunidade o diácono Ronaldo Perez deixa algumas palavras de carinho e perseverança:

O papel do diácono nas igrejas católicas contemporâneas passa desde o trabalho administrativo nas arquidioceses, até funções de porteiro e vigia durante os cultos e missas. Além disso, sob a observação de um sacerdote, o diácono também pode realizar algumas cerimônias religiosas, como batismos e abençoar casamentos.

Tanto na igreja católica, quanto no protestantismo, os diáconos podem ser transitórios ou permanentes.

O diácono transitório é quem recebe o grau diaconal apenas como uma etapa para depois receber o Sacramento da Ordem no grau de presbiteral, ou seja, para tornar-se padre.

Já o diácono permanente é quem já é casado ou pretende se casar, não podendo progredir para o grau de presbítero, pois há a proibição do matrimônio para os padres. Assim sendo, os diáconos permanentes permanecem sempre como diáconos.

Caio tem vários amigos mas um amigo também quis lhe deixar uma mensagem, vejamos os dizeres de diácono Elio Casagrande:

Caio recebeu as vestes diaconais, a estola transversal, o cíngulo e a dalmática, das mãos de sua mãe e seu pai que estavam sentados em local de honra para melhor prestigiar o filho. Dom Geremias seguiu com o rito como de costume, recebendo do eleito as promessas e os votos temporários. Vestido e devidamente apresentado a comunidade como Diácono, Caio tomou seu lugar no altar e assessorou o celebrante até o término da celebração eucarística, quando foi oferecido um  comemorativo a sua admissão.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo: para sempre seja louvado!
Santa Rita de Cássia: Rogai por nós!

Conheça nossas campanhas! Faça parte também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Campanha Financeira “Rumo a Santuário”

Faça sua DOAÇÃO ONLINE clicando AQUI!

Vivian Simone Kato Monteiro Iwai
PASCOM – Paróquia Santa Rita de Cássia – Londrina (PR)