Nossa Paróquia Santa Rita de Cássia em Londrina (PR) baseada no Decreto de nosso Arcebispo Metropolitano de Londrina Dom Geremias Steinmetz, nas recomendações do Governo do Estado do Paraná e do Munícipio de Londrina dá as devidas orientações pastorais para se fazer a prevenção do Covid-19 (Coronavírus) dentro de nosso território paroquial. Entre elas ressaltamos as seguintes:

  1. Para evitar a aglomeração de pessoas em nossas celebrações aumentamos a quantidade de horários de celebrações durante os finais de semana. Assim sendo fica da seguinte forma:

a) Igreja Matriz: Sábado (18h30 / 19h30), Domingo (7h / 9h / 11h / 12h / 15h / 17h / 19h), Segunda-feira, Quarta-feira, Sexta-feira (19h30), Terça-feira, Quinta-feira (6h30);

b) Capela Sagrada Família: Domingo (8h / 9h30 / 11h), Sexta-feira (19h30);

c) Capela Santo Antônio: Sábado (19h30);

d) Capela São Judas Tadeu: Sábado (19h30);

  1. Nas celebrações serão omitidas algumas partes facultativas (não obrigatórias) como: procissão de entrada e saída, canto de monição antes da Liturgia da Palavra, preces, pai-nosso de mãos dadas e abraço da paz.
  2. A distribuição da Sagrada Comunhão (Eucaristia) acontecerá apenas na mão, sem ressalvas diante do ministro. Pedimos o máximo cuidado e devoção para a recepção deste tão augusto sacramento da Igreja que é penhor de salvação para todos nós, evitando qualquer profanação.
  3. No dia 22 de março não teremos a oração das mil Ave-Marias, os tradicionais testemunhos de graças alcançadas pela intercessão de Santa Rita, bazar e pão de Santa Rita. Nas missas teremos apenas a bênção das rosas ao final (brevemente).
  4. Para as celebrações todas as janelas e portas devem estar abertas para possibilitar a maior circulação de ar possível. Após cada celebração a Igreja deverá ser higienizada. Assim como também devem ser higienizados todos os microfones e objetos litúrgicos.
  5. Recomendamos que os ministérios de música reduzam os integrantes em razão do coro da Igreja ser pequeno e facilitar aglomeração de pessoas. Durante a semana as celebrações não necessitam de ministério de músicas.
  6. Todos os recipientes de água benta devem ser retirados dos templos que estão em nosso território paroquial. Aqueles que quiserem água benta deverão pedir aos padres e diáconos que estiverem em nossa paróquia.
  7. Em consonância com as orientações do Papa Francisco e de Dom Geremias, idosos e pessoas com doenças crônicas, que compõem o grupo de risco, cumprem o preceito acompanhando as missas pelos meios de comunicação. As transmissões serão realizadas pelo Facebook (https://www.facebook.com/santaritalondrina/) e Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC0Dqyepkyx7ZW3hgEpeDdww). Por isso, recomendamos que as pessoas do grupo de risco não participem das celebrações eucarísticas até que se mude o quadro epidemiológico.
  8. Cantos do: Ato Penitencial, Hino de Louvor (Glória), Salmo, Santo e Cordeiro de Deus serão omitidos. O sacerdote os substituirá pela forma rezada conforme prescreve as normas litúrgicas do Missal Romano. Aproveitamos ainda para viver um tempo quaresmal mais penitencial/sóbrio como pede a Liturgia da Igreja.
  9. A procissão de apresentação dos dons está suspensa. Os fiéis devem evitar aglomeração na entrega de ofertas/dízimos e não se aproximar do presbitério/altar para preces.
  10. Em cada celebração só poderá ter a participação de 50 pessoas. Pedimos que os paroquianos alterem os horários de participação para evitar a aglomeração nos horários que são tradicionais.
  11. As celebrações vão acontecer dentro do templo com a distribuição dos fiéis. Recomendamos o isolamento de bancos para ajudar no afastamento dos fiéis.
  12. Acólitos e coroinhas estão suspensos neste período do exercício dos ministérios em razão de serem potenciais transmissores do vírus e por serem assintomáticos (não expressarem os sintomas do Covid-19).
  13. Os ministros que se encaixarem no grupo de risco (com ou acima de 60 anos ou possuírem doenças crônicas) estão dispensados do exercício do ministério até que a situação seja normalizada. O mesmo vale para os ministros que estiverem doentes, especialmente àqueles que estiverem com febre, coriza e tosse.
  14. Procuremos cuidar bem de nossas crianças e idosos durante esse período de pandemia. Eles são, ao mesmo tempo, a nossa história e a esperança de um futuro melhor.
  15. A distribuição do viático (eucaristia aos doentes/impossibilitados) está suspensa. Somente os casos graves/urgentes serão atendidos com a devida autorização do pároco.
  16. As bênçãos e visitas pastorais estão suspensas. Só serão atendidos os casos graves/urgentes com a devida autorização do pároco.
  17. O atendimento do Sacramento da Reconciliação (Confissão) continuará acontecendo conforme o costume às quartas-feiras (9h-13h / 14h-18h) e aos sábados 21 e 28 de março (8h-12h). Só que agora dentro da Igreja obedecendo a distância de segurança. Pedimos que o agendamento das confissões seja realizado na secretaria paroquial para evitar a aglomeração dos fiéis no mesmo horário.
  18. Os sacramentos do Matrimônio (Casamento) e Batizados agendados na paróquia serão resolvidos de forma personalizada. Para resolução de incompreensões entrar em contato com o pároco pela secretaria paroquial.
  19. As reuniões de pastorais, movimentos, organismos incluindo também a catequese estão suspensas (canceladas). Só serão mantidas as missas. Os grupos de oração carismático da RCC (Exército do Senhor e Ruah) realizarão seus encontros com transmissão pela internet (com menos de 5 membros participando).
  20. Os celebrantes não cumprimentarão os fiéis nem na entrada e nem na saída para evitar contaminações.
  21. Todos os dias teremos o Santo Terço às 18h pela internet (Facebook e Youtube) com o pároco Pe. Edivan rezando pelo fim da pandemia do Covid-19 (Coronavírus).
  22. A Igreja estará aberta aos fiéis todos os dias para oração individual.
  23. Às quartas-feiras teremos adoração ao Santíssimo Sacramento das 8h às 18h com o Santo terço pelo fim da epidemia do Covid-19 (Coronavírus).
  24. Pedimos a todos o uso do álcool em gel e que façam a devida higienização das mãos evitando também dar às mãos e as aglomerações dentro do templo.

Londrina-PR, 18 de março de 2020

Pe. Edivan Pedro dos Santos
Pároco

Documento oficial emitido pelo nosso pároco:

Orientações Pastorais para a prevenção do Covid-19 (Coronavírus)