A festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e tem forte influência dos índios, e dos portugueses.

As festas Juninas homenageiam três Santos Católicos: Santo Antonio (no dia 13 de junho), São João batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).

<<< Conheça mais sobre os santos juninos  >>>

Relatos de historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão, que acontece exatamente no mês de Junho. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita.

O curioso é que os índios que habitavam no Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam rituais importantes em junho. Eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos, á base de milho e amendoim; como a canjica, pamonha, pé de moleque; além de bebidas como o quentão.

Outra característica muito comum nas festas juninas, é a de se vestir de caipira de maneira um tanto quanto caricata, como forma de valorizar o povo caipira, refletindo assim a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste.

Já as músicas juninas variam de uma região para outra. No Nordeste, as composições do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga são as mais famosas. Já no Sudeste, compositores como João de Barro e Adalberto Ribeiro (“Capelinha de Melão”) e Lamartine Babo (“Isto é lá com Santo Antônio”) fazem sucesso nessas festas até os dias atuais.

 Melissa Novaes Sá – Pascom