Igrejas que são Santuários tem muitas características diferentes de uma paróquia convencional. Santuários, primam por uma intensa atividade em torno de uma devoção especial. Tudo que se promove e realiza  visa destacar, ressaltar o Santo Padroeiro, a devoção. As liturgias e as grandes celebrações populares dão o tom da vida de um Santuário, com a participação de muitos romeiros e devotos. Santuários são bênçãos de Deus em nossas vidas, sinais claros da manifestação da glória e da graça divina que converte corações, cura feridas, salva. Numa expressão, santuários são lugares de memória e história de uma povo que tem fé, das profecias e das promessas de vida salvação Deus para toda a humanidade, um caminho para santidade.

Participe Do Projeto  Rumo a Santuário

Sem descuidar da dimensão celebrativa e devocional, notamos que os Santuários tem uma forte presença social. Geralmente onde surgem os Santuários a cidade e toda região sofrem mudanças, são transformadas, reflorescendo, tornando-se mais vivas e dinâmicas. Pense na cidade de Aparecida, em Lourdes, o que aconteceu com elas depois de seus santuários. Além disso, também desenvolvem todo um trabalho de atendimento individual, com manutenção de projetos de promoção humana, como escolas sociais, creches, asilos.  O voluntariado social tem um grande peso e presença nas atividades sociais,  geralmente formado por devotos dos padroeiros de cada santuário.

Conheça nossa Paróquia

Nossa paróquia, nossa Igreja, começa a dar  passos na direção do trabalho social que envolve os Santuários, trazendo junto também a fé e devoção,  com o cuidado e a promoção das realidades sociais de nossa comunidade, de nossa cidade e região. E como tudo aqui no futuro Santuário de Santa Rita se liga a essa grande Santa, foi implantado no dia 8 de fevereiro de 2020 o Roupeiro de Santa Rita.

O Roupeiro de Santa Rita costuma estar vinculado às paróquias,ou Santuários dedicados à Santa de Cássia, como tradição que se segue do Mosteiro de Santa Rita em Cássia, Itália. Santa Rita, foi um mulher extremamente caridosa, nunca deixou de acolher e ajudar quem a a procurasse, precisando socorro para suas necessidades materiais. Fez isso com grande largueza, mesmo depois de entrar no convento. Usou de seus bens, para fazer o bem.

Saiba mais sobre nossa Santa Padroeira

A generosidade e bondade de Santa Rita de Cássia  tem sido inspiradoras para o projetos do Roupeiro de Santa Rita essa experiência tem atravessado o tempo e os mares. E chegou até a nossa Paróquia, primeiro para atender urgentemente uma situação pontual, de uma gestante cujo pai era ex- aluno de umas das voluntárias,  depois, em torno da criação e estabelecimento do projeto inteiro do Roupeiro, que consiste basicamente em preparar enxovais para crianças e acompanhar as gestantes e lactantes. Nossa proposta também será que dar uma formações para essas mães e famílias, bem como emprestar para noivas mais carentes, vestidos de noivas. Vivemos de doações da comunidades, cujas peças depois são consertadas e doadas para as crianças e es futuras mamães.

Nosso Roupeiro de Santa Rita do Futuro Santuário atende crianças de 0 a 12 anos, todas as gestantes são cadastradas e acompanhadas. Hoje, conta com local para receber as doações de roupas infantis, móveis e utensílios para os bebes e crianças, como berços, carrinhos banheiros, moisés e até brinquedos. Tem também, duas máquinas de costuras para consertos das roupas. Objetivo é colocar as gestante para preparar os kits para seu futuro bebê. Temos no horizonte o desenvolvimento de atividades com as gestantes e suas famílias, como palestras sobre saúde, higiene pessoal e limpeza, bem como cursos  de cozinha e  artesanatos para geração de renda. Também o Roupeiro de Santa Rita quer se tornar um experiência de convivência fraterna entre gestantes e voluntários, além oferecer atendimento de psicologia, fonoaudiologia, dentista, advocacia.

As atividades de nosso roupeiro não cessaram com essa pandemia. Os cursos, palestras e atendimentos não puderam começar ainda, mas as doações de kit para gestantes e de móveis para crianças estão acontecendo, graças a Deus.  Nestes poucos meses foram ajudadas 30 famílias e gestantes de nossa paróquia e região. E as doações tem chegado, numa demonstração de grande solidadriedade. As voluntárias produziram cerca de 500 máscaras e distribuiriam para toda comunidade,  inclusive a máscara que está na imagem em frente nossa Igreja.

Leia sobre como estamos promovendo a solidariedade nesta pandemia

Com o começo das atividades do Roupeiro de Santa Rita demos também um passo grande rumo a concretização do nosso Futuro Santuário. Contemplando a caridade, nosso Santuário se fortalece. Dando Vida mais digna a quem mais precisa, a fé e devoção a Santa Rita encontram seu justo equilíbrio. O desenvolvimento das atividades do Roupeiro,fará  então do nosso Santuário uma experiência de amor e salvação, vida e graça, imitando na prática Santa Rita de Cássia, mulher de fé, oração e  caridade.

Todos os recursos para o trabalho do Roupeiro de Santa de Cássia ,vem das doações e ofertas do povo de Deus e dos devotos. Se você tiver roupas, calçados e móveis infantis, utensílios para bebês, para doação, deixe na secretaria paroquial, ou, ligue que vamos buscar: (43) 3336 31 66. 

Precisamos também de voluntários, para ajudar na organização, distribuição dos kits, materiais e  no trabalho com as gestantes. Necessitamos de profissionais para dar as palestras e cursos. Fale conosco. Ajude-nos nesta demanda. Graças serão derramadas.

Também se você desejar fazer qualquer doação em dinheiro, faça o depósito bancário, ou transferência bancária na conta do nosso futuro santuário. E por gentileza, nos envie um e-mail, informando sua doação para o Roupeiro de Santa Rita: [email protected]

Sicredi Banco 748
Agencia 0718 – Conta 44797-4
CNPJ 75228825/0052-07

Deus te abençoe e Santa Rita te proteja. Amém!

Pe Edivan Pedro – pároco

Faça parte você também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Clique sobre a imagem: conheça e participe da CAMPANHA BENFEITOR DO IMPOSSÍVEL
Torna-se um canal de graça e bênção na vida dos devotos de Santa Rita de Cássia em nosso Santuário.

Faça sua DOAÇÃO ONLINE clicando AQUI!