VOCAÇÃO

“Amados e chamados por Deus”

O mês de agosto na Igreja do Brasil,é conhecido como um tempo forte e especial de lembrar as vocações, o chamado mês Vocacional. Neste ano tem como tema “Amados e chamados por Deus” e o lema inspirado em Isaías “És precioso aos meus olhos. Eu te amo”, é uma citação bíblica que consta no documento do Papa, na Exortação Apostólica, então a primeira verdade é que Deus nos ama e que nunca deveremos duvidar disso, apesar de que possa nos acontecer na vida momentos difíceis. Em qualquer circunstância somos amados infinitamente, então o mês vocacional quer de algum modo enfatizar esta vocação: fomos chamados a amar, porque fomos antes de tudo amados.

O QUE É VOCAÇÃO? 

A palavra vocação (do latim vocatio= ação de chamar) supõe o encontro de duas liberdades: a liberdade absoluta de Deus que chama, e a liberdade humana, que responde ao chamado. Ainda entememos   que a  vocação é inspiração ou moção interior pela qual Deus chama a pessoa a determinado estado ou forma de vida. Sem negar as mediações humanas, afirma-se que, em toda a vocação autêntica, a iniciativa é de Deus.

Vocação é um chamado de Deus que pede  uma resposta humana. Para qualquer vocação há sempre um chamado amoroso de Deus. Deus não determina, ele propõe. Ele convida, mas não obriga. O chamar pertence a Deus; o responder, a nós.

A grande e primeira vocação é o chamado à santidade, já desde o nosso Batismo somos chamados a sermos santos como Deus é Santo. As repostas é que são várias e diversas. Pode-se optar pelo sacerdócio, ou pela vida consagrada (religiosa ou secular), ou pelo matrimônio. Os caminhos são diferentes e a vocação, única, a santidade.

A resposta à proposta de Deus deve ser dada a partir da história, dos dons, dos carismas e dos talentos de cada um. Só eu posso decidir o caminho a seguir. Deus chama para a santidade; eu respondo optando livremente. Nesse processo posso e devo ser ajudado, nunca coagido.

Deus chama através de pessoas, acontecimentos, situações de sofrimento, da oração, de diferentes modos. Não se trata de uma nova vocação, mas a vivência da vocação batismal de maneiras diferentes.  O chamado é que é algo original.

CHAMADO À VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

A primeira tarefa da vida Consagrada é tornar visíveis as maravilhas que Deus realiza na frágil humanidade das pessoas chamadas.  Mais do que com palavras, testemunham essas maravilhas a partir de uma vida de doação, entrega, consagração a Deus a serviço do povo.

Sob o impulso do Espírito Santo, a vida consagrada segue de forma mais radical o seguimento de Jesus, se deixa formar por ele que é o supremo consagrado e missionário do Pai para o seu reino.  A luz da consagração de Jesus, é possível descobrir na iniciativa do Pai, fonte de toda a santidade, a nascente e originária da vida Consagrada.

O papa Francisco diz: “A vida consagrada não é sobrevivência, é vida nova. É encontro vivo com o Senhor no seu povo. É chamado à obediência fiel de cada dia e às surpresas inéditas do Espírito. É visão daquilo que importa abraçar para ter a alegria: Jesus. A vida consagrada é olhar que vê Deus presente no mundo, embora a muitos passem despercebido; é voz que diz: ‘Deus basta, o resto passa’; é louvor que brota apesar de tudo. Louvor que dá alegria ao povo de Deus” (Papa Francisco).

IRMÃS DE JESUS BOM PASTOR (PASTORINHAS) 

CHAMADAS A REVELAR O ROSTO COMPASSIVO DE DEUS

Aqui na Paróquia Santa Rita de Cássia, Arquidiocese de Londrina, a vida  religiosa consagrada se visibiliza  nas  Irmãs de Jesus bom Pastor, conhecidas também como ‘Irmãs Pastorinhas’.

Congregação fundada pelo Bem-Aventurado Pe. Tiago Alberione, no dia 07 de outubro de 1938, na Itália, nossa Congregação é parte da grande ‘Família Paulina’, suscitada pelo Espírito de Deus para viver e dar ao mundo Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida.

Tem como centro, a fonte e a razão de ser de nossas vidas  a pessoa de Jesus bom Pastor, assim como está descrito pelo evangelista João  no capítulo 10, como “aquele que conhece cada uma de suas ovelhas pelo nome e que por elas se deixa conhecer; aquele que ama sem reservas o seu rebanho e que, por ele, livremente, não hesita a entregar a sua própria vida. É neste Jesus que  dá a vida pelas ovelhas, que nos inspiramos e é a Ele que, com humildade e com a graça de Deus, buscamos nos assemelhar na vivência da nossa missão.

NOSSA PRESENÇA NA IGREJA E NO MUNDO

Como Pastorinhas, religiosas consagradas, participamos da missão pastoral de Cristo, nos dedicamos à edificação e crescimento das comunidades cristãs em comunhão com os Pastores da Igreja e em colaboração com todos os que se comprometem com o cuidado da vida.

Solicitadas pela compaixão de Cristo Pastor expressamos o nosso ser ‘Irmãs Pastorinhas’, de modo particular, no âmbito da Catequese, da Liturgia, da Caridade, da formação dos agentes de pastoral e em outras formas de serviço, segundo as exigências dos tempos e dos lugares. Caracteriza-nos, como insistia o nosso Fundador, o contato direto com as pessoas, vivido com simplicidade, humildade e alegria. ‘O povo – dizia-nos ainda Pe. Tiago Alberione – deve vê-las e senti-las como verdadeiras irmãs, pessoas que sabem escutar, que se aproximam com discrição e que se dispõe a partilhar a vida. Vocês devem ser, um raio de luz e de sol benéfico na paróquia!’.

Para viver e ser fiel a esta bela vocação,  buscamos luzes e forças no encontro cotidiano com o Bom Pastor, através da meditação da sua Palavra e na Eucaristia.   Procuramos também, aprender de Maria a permanecer firmes aos pés da Cruz, e dos apóstolos Pedro e Paulo, a servir o rebanho de Deus com fidelidade e ardor criativo.

Consagradas por Deus, vivemos em pequenas comunidades fraternas, na partilha da vida, das dificuldades, das alegrias e dos ideais. O nosso coração encontra paz e nossas energias se refazem, conscientes de sermos chamadas e enviadas, para servir o Povo de Deus em comunhão com os Pastores da Igreja.

A vocação é expressa no próprio nome com o qual a Igreja nos reconhece: “Irmãs de Jesus Bom Pastor”. Esse representa para nós uma constante memória de Cristo que morreu e ressuscitou para nos dar a vida plena e reunir o povo disperso, apelo a viver em comunhão com Ele na construção do Seu Reino.

Clique e conheça as Irmãs Pastorinha que estão trabalhando em nosso Futuro Santuário

Ir. Angela Soldera -pastorinha