Nossa Paróquia Santa Rita de Cássia vive um novo tempo na sua história. Estamos nos preparando para nos tornar um novo Santuário na Arquidiocese de Londrina.  Novas atividades devocionais, celebrações de sacramentos e mudanças estruturais estão acontecendo para que os devotos de Santa Rita de Cássia de toda região norte do Paraná e de todo Brasil, possam visitar ainda mais, nossa Igreja e fazer suas orações, viver sua devoção à Santa das Causas impossíveis.

Geralmente onde os santuários são construídos, o entorno também vai se transformando. Cidades e regiões inteira ganham com a presença de um Santuário. Outras vezes, as localidades quase sempre têm suas economias impactadas pelo movimento de turistas e romeiros que frequentam o lugar. É só observamos, por exemplo, o que aconteceu as vilarejos como de Fátima, Aparecida e Lurdes,

Com o nosso Futuro Santuário não está sendo diferente. A medida que avançamos na implantação pastoral, estrutural,  litúrgica e devocional. Os efeitos já são notados na nossa redondeza, na prática.  Embelezamento da praça da Igreja,  iluminação de Led e sinalização viária nas ruas em torno da Matriz Santa Rita. Veja o que está acontecendo com o Roupeiro de Santa Rita.

Nosso Santuário deu início em julho de 2019 a Rota dos Santuários de Londrina. Uma atividade mensal, perto do dia 22 de cada mês, que por hora, consiste numa caminhada de 18 Km saindo do Santuário São Judas Tadeu, passando pela Santuário Nossa Aparecida, Catedral, Santuário de Schoenstatt, Santuário Eucarístico, finalizando em nossa Igreja. Há relatos de pessoas fazendo essa rota, individualmente em outros dias do mês, e também de carros, ou de bicicletas.  Na rota em que há caminhadas, os grupos de peregrinos têm descoberto trajetos e lugares que acabaram se tornando emblemáticos, cheios de sentido e espiritualidade, como a passagem pela feira livre, cemitério e subida da escadaria.  Um deles está aqui, já na chegada em nossa bairro: as famosas escadarias das vielas, quatro lances que começam na Avenida Charles Limderberg e sobem até Praça Santa Rita, passando pelo Escola Eldorado, saindo na Praça da Igreja Santa Rita.

< Conheça  a Rota dos Santuários >

Após várias edições da Rota e vendo a situação dessas vielas, e por sugestões dos peregrinos, começou a surgir a ideia de revitalizar essas escadarias, tornando-as mais seguras e bonitas.  E por se tratar de espaços públicos, primeiro fizemos vários contatos com vereadores e prefeitura.

Na data do dia 25 de agosto, tivemos uma reunião com prefeito de Londrina, Marcelo Belinati,  em seu gabinete. Ele recebeu alguns representantes da Comissão do Santuário de nossa Igreja, juntamente com o pároco, Pe. Edivan. Também participaram deste momento o diretor da CMTU, Marcelo Cortez, e o Luciano, que é da comunidade do Jardim Califórnia e trabalha na CMTU no setor de operações. O vereador Jamil Janene, também esteve presente.

Depois da apresentação de todo o projeto Rumo Santuário, destacando a Rota dos Santuários e as necessidades de revitalizar aquelas vielas, com suas escadarias, o prefeito Marcelo Belinati deu autorização para a CMTU começar imediatamente as obras. As escadarias terão seus pisos arrumados, corrimões serão instalados, rampas de acessibilidade serão feitas, lixeiras e floreiras serão colocadas ao longo do trajeto, desde a travessia na Av. 10 de Dezembro, perto do centro Kaingang, ainda teremos muros rebocados, faixas de travessias especiais serão pintadas entre os lances das escadarias. A iluminação das vielas será toda refeita, com lampadas de Led. Em seguida, com aprovação dos moradores lindeiros, a Igreja de Santa Rita, dará início a ornamentação artística das vielas e suas escadarias. A ideia é transformar esse local que hoje está bem deteriorado e feio, mal cuidado, num cartão postal, num lugar de visitação para turistas, peregrinos e romeiros que vem visitar nosso Santuário. Confira abaixo alguns fotos do dia que fizemos uma visita a viela junto com pessoal da CMTU, explicando o que vamos fazer nas escadarias dessas vielas. 

d2dae85c-0c6d-48f9-8024-1a6c3fd9917b

O prefeito também autorizou a CMTU sinalizar toda a Rota do Santuários e pedir que a linha do Ônibus que atende o Jardim Califórnia tenha um ponto nas imediações da Igreja Matriz. Futuramente pleitaremos  mais horários de ônibus, para atender melhor os romeiros, especialmente aos finais de semana. Até a liberação para a Igreja construir um Ginásio de Esportes na Praça,  para uso da comunidade local, foi discutida hoje com a prefeitura, o que ainda precisará ser amadurecido e viabilizado nos aspectos legais e jurídicos. Mas a possibilidade de dar certo é grande. Amém.

Prefeito Marcelo recebe de Pe Edivan, camiseta do Futuro Santuário

Demos ao prefeito uns presentinhos, dentre eles, uma camiseta de nosso futuro Santuário, que ele prometeu usar numa de suas lives dominicais. Vamos esperar!!!

Esse é nosso santuário que já vai interferindo positivamente realidade em toda comunidade, trazendo benefícios para toda a comunidade. Movimentando pessoas, e recursos financeiros, com ajuda da sociedade organizada e do poder público, o Santuário de Santa Rita de Cássia vem crescendo e fazendo de Jardim Califórnia uma região mais conhecida e bem-quista e porque não mais bela, melhor e mais cheia de vida, esperança, com mais fé.

Continuemos firmes em nossas orações. E trabalhemos juntos.

Santa Rita abençoe a todos! Amém

Pe Edivan Pedro – Pároco.

Faça parte você também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Clique sobre a imagem: conheça e participe da CAMPANHA BENFEITOR DO IMPOSSÍVEL
Torna-se um canal de graça e bênção na vida dos devotos de Santa Rita de Cássia em nosso Santuário.

Faça sua DOAÇÃO ONLINE clicando AQUI!