Estamos vivendo um tempo de Graça em nossa comunidade eclesial: avançamos no Projeto Rumo a Santuário e ao mesmo tempo, celebramos o Jubileu de Prata de fundação de nossa paróquia. É certo que a pandemia afetou todo esse movimento. Diminuímos o ritmo, sim, porém, não paramos, não estacionamos no tempo. Algumas ações foram feitas, e implementamos atividades, como o Roupeiro de Santa Rita. Em maio, mês  da nossa padroeira, Santa Rita de Cássia, no dia da sua grande festa, nosso  futuro Santuário ganhou sua bandeira oficial.

E você, sabe o que é uma bandeira?

As bandeiras têm sua origem na Idade Média, eram usadas para identificar os exércitos e  evitar o fogo amigo. Com o surgimento dos Estados, as bandeiras passam a identificar um povo, uma sociedade e suas instituições. É um símbolo visual representativo, carregada de emoções e história, que identifica uma coletividade, ou um grupo. A bandeira expressa uma conceito, uma realidade complexa, de uma forma muito simples, com suas cores, formatos e desenhos. Então, não são apenas pedaços de panos. Elas tem conteúdos e significados fortes para as pessoas e instituições que elas representam. Por isso, as bandeiras devem ser respeitadas, e tratadas com zelo e devoção por tudo que elas significam.

As bandeiras podem ser nacionais, subnacionais (Estados, municípios e regiões), de organizações, como da ONU, e bandeiras de entidades públicas e de organizações, como empresas, universidades, associações. A bandeira do Futuro Santuário de Santa Rita de Cássia de Londrina está nesta última classificação.

A Bandeira do Santuário tem seu princípio e significado tirado da devoção a Santa Rita e da história da Igreja.

A cor branca recorda a santidade de Santa Rita. O vermelho escuro faz referência a paixão de Santa Rita, seus sofrimentos na vida de casada e como Monja Agostiniana. No centro da bandeira, dentro de uma forma de brasão, está a logo da paróquia, que é o desenho estilizado da fachada da templo. Esse formato  da Logo foi retirado do selo dos correiros que fizemos para celebrar os 25 anos da nossa paróquia.

Observamos também uma sequência de quatro rosas de cada lado da logo, além, de indicarem o milagre das rosas, essas 4 rosas são uma indicação dos quatros estágios da vida de Santa Rita de Cássia: esposa, mãe, viúva e e religiosa. Também é possível ver ramos verdes entrelaçado nas rosas, simbolizando  também os Milagres do Figo e da Uva.

Vemos no topo da figura central três estrelas amarelas. Elas simbolizam a Fé Cristã, toda a realeza de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Abaixo do desenho, está uma flâmula, com os seguintes dizeres: 25 anos alcançando  impossíveis, tendo do lado esquerdo o número 1995, e no lado direto, o número 2020, que representam respectivamente o ano de fundação e o ano vigente do Jubileu de Prata, recordando a devoção a Santa Rita como a Santa das Causas impossíveis.  Também há na bandeira do Futuro Santuário, cinco cruzes, uma grande perpassando toda figura central e quatros memores, uma  em cada canto da bandeira. Essas Cruzes remetem a cinco chagas de Cristo, Sua paixão redentora, a qual Santa Rita era devota e foi associada quando recebeu um espinho da coroa de Jesus. Também as quatro cruzes nos cantos da bandeira recordam  a eternidade, onde o tempo não flui, não passa.

A bandeira do Futuro Santuário de Santa Rita foi hasteada no pátio da Igreja no dia da Festa de nossa padroeira, 22 de maio de 2020, juntamente com as bandeiras do Brasil, ao centro, e do Vaticano à direita. Antes de serem hasteadas, essas bandeiras foram abençoadas com as seguintes orações, como constam no ritual de Bênção da Igreja Católica:

a) Para uma bandeira de caráter religioso
Deus de bondade infinita, que pelo sangue precioso do vosso Filho consagrastes o estandarte da cruz salvadora e quisestes que a árvore santa e gloriosa fosse para os fiéis o sinal da redenção, abençoai  esta bandeira que hoje Vos apresentam os vossos filhos e concedei a todos os que proclamam Jesus Cristo como seu Deus e Senhor a graça de seguirem os caminhos do Evangelho, guiados por esta bandeira, e sejam para os seus irmãos exemplo de justiça, de fraternidade e de amor. Por Nosso Senhor.

b) Para uma bandeira de caráter civil
Deus do universo, que fizestes de todas as nações um só povo a Vós consagrado, abençoai esta bandeira
que hoje Vos apresentam os vossos fiéis e fazei que, sob a sua proteção, todos aqueles que ela representa
alcancem com abundância a realização dos seus ideais (o progresso e o bem-estar da sua pátria) e progridam no amor e compreensão para com todos os homens. Por Cristo, Nosso Senhor.

Agora temos nossa bandeira tremulando no céu do Jardim Califórnia, simbolizando a importância da história da Paróquia Santa Rita para nossa fé e para toda essa região da cidade de Londrina, especialmente neste tempo que estamos nos encaminhando para ser Santuário de Santa Rita de Cássia.

Avançamos, crescemos na devoção recebemos o carinho dos devotos de Santa Rita, cuja visitação em nossa Igreja e participação em nossas atividades só tem aumentado, com a graça de Deus e a intercessão de Santa Rita. Viva Santa Rita de Cássia.

Quando nos visitar não se esqueça de dar uma olhada nas bandeiras. Confira algumas fotos do dia bênção e da hasteamento das bandeiras em nosso Futuro Santuário Santa Rita de Cássia de Londrina:

DSC_4722

Sejam bem-vindos!!! Essa casa é sua, querido devoto de Santa Rita de Cássia. Nosso futuro Santuário  lhe abraça com todo carinho.

Santa Rita dos Impossíveis!!! Para vós nada é impossível!!!

Links para úteis: 

Pe Edivan Pedro –  Pároco.

Você também pode ajudar as obras do Futuro Santuário fazendo sua doação Online ou por meio de depósito bancário. Mire a câmera no seu celular sobre esse código abaixo e você será direcionado para página de doação.  Escolha a forma que mais lhe agradar. Deus abençoe sua generosidade.

Faça parte você também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Clique sobre a imagem: conheça e participe da CAMPANHA BENFEITOR DO IMPOSSÍVEL
Torna-se um canal de graça e bênção na vida dos devotos de Santa Rita de Cássia em nosso Santuário.

Faça sua DOAÇÃO ONLINE clicando AQUI!