São Judas Tadeu era apóstolo e primo de Jesus. Nasceu na Galiléia. Seu pai foi Alfeu ou Cléofas, irmão de São José e um dos discípulos a quem Jesus apareceu depois da ressurreição, no caminho de Emaús. Sua mãe, Maria Cléofas, prima-irmã de Maria Santíssima, esteve ao pé da cruz juntamente com Maria Madalena.

Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago Menor, apóstolo; José, chamado o Justo; Simão, segundo bispo de Jerusalém; e Maria Salomé, mãe dos apóstolos São Tiago Maior e São João Evangelista.

Era um dos mais fervorosos apóstolos. Pregou a doutrina do Divino Mestre, em meio aos maiores sofrimentos e perseguições, na Judéia, Samaria, Iduméia e, principalmente, na Mesopotâmia, onde converteu inúmeras almas ao cristianismo.
São Judas Tadeu selou sua fé com o martírio, na Pérsia, em 28 de outubro, dia em que a Igreja festeja o grande apóstolo. Seus restos mortais foram depositados na Babilônia.

Quando os maometanos se apoderaram da Pérsia, as santas relíquias foram levadas para Jerusalém. No ano 80, Carlos Magno fê-las transportar para a Basílica de São Saturnino, em Tolouse, na França. Mais tarde, foram transladadas para a Basílica de São Pedro, em Roma, onde inúmeros peregrinos vão venerá-las.

Desde os primeiros tempos, São Judas Tadeu é invocado como patrono nas grandes necessidades, porém, por causa da inominável traição de Judas Iscariotes, o nome de Judas caiu em tal desprezo e tornou-se tão odioso e difamado que o santo apóstolo ficou quase esquecido. Por isso quis nosso Senhor reabilitar o bom nome desse apóstolo e, Ele mesmo, em aparição à Santa Brígida, aconselhou-a que invocasse com grande confiança São Judas Tadeu (o amável, o amoroso), prometendo socorrer a todos que, com firme confiança, recorressem a esse grande santo nos casos mais impossíveis e desesperados.

São Judas Tadeu é representado com uma imagem de Cristo no peito, por causa do seu parentesco com o Senhor, de quem a tradição conta que era muito parecido. Também é representado segurando um machado, uma clava, uma espada ou uma alabarda, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas.

Um doutor da Igreja diz: “Entre os devotos de São Judas Tadeu, poucos são aqueles que, nas doenças, nas tentações, no desespero, no medo e na aflição, na calúnia e na maledicência, na pobreza e, mesmo onde toda a esperança parece vã, tendo implorado com fervor a intercessão de São Judas Tadeu, não tenham encontrado auxílio e alívio para os seus males”.

Aqui em nossa Paróquia, temos uma comunidade que tem como devoção São Judas Tadeu.

Clique aqui e conheça a comunidade:

No dia dedicado ao santo mártir, trazemos a oração de São Judas Tadeu para recordá-lo:
“São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpristes vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja, fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem forças para vencer o pecado e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E, assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade.  Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão. (Faça o pedido da graça a ser alcançada…).
São Judas Tadeu, rogai por nós!”
Amém!

REFERÊNCIAS:

https://catolicamente.com.br/oracao-sao-judas-tadeu/?gclid=EAIaIQobChMI6Zqku4bI7AIVAw2RCh3glwSDEAAYAyAAEgIURPD_BwE
https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrado-sao-judas-tadeu-padroeiro-das-causas-impossiveis-90702/

Texto Melissa Novais