São Sebastião é um santo que nasceu em Narbona, na França em 256 e for martirizado em Roma em 286.  Seu nome significa divino ou venerável, quando criança se mudou para Milão, onde passou até o começo da sua vida adulta. Como o pai, optou por ser militar, chegando aos mais altos postos de seu tempo, exercendo com muita competência e zelo tal função, tanto que começou a ser prestigiado pelo Imperador de Roma, Diocleciano. Seguindo a Cristo, não participava dos martírios e os atos de idolatria que aconteciam em seu tempo, além disto, sempre visitava os cristãos presos e ajudava aqueles que estavam doentes.

Forçado pelo Império a renunciar a sua Fé, por volta de 286, sofreu dois momentos de martírio. No primeiro, foi condenado a um ataque de flechas, no qual sobreviveu.  Resgatado por outros Cristãos, o santo continuou a pregar a palavra de Deus, e tentou convencer o Imperador a cessar a perseguição. Aqui São Sebastião foi condenado ao açoite e jogado num poço. Logo após a sua morte, apareceu para uma cristã, falando o local onde estaria seu corpo e pedindo para ser enterrado nas catacumbas junto com os apóstolos, onde hoje existe a Basílica de São Sebastião em Roma. A devoção a São Sebastião surge praticamente no mesmo período após o seu martírio, celebrada a 20 de janeiro.

Ele é padroeiro de inúmeras cidades no Brasil e Portugal, com especial destaque ao Rio de Janeiro, cuja Arquidiocese é chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro. Além disso, é padroeiro dos Arqueiros, Soldados e Atletas, sendo invocado sua intercessão contra pestes e desastre.

Rezemos essa oração contra a peste e a pandemia:
Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão, hoje pedimos a vossa intercessão junto ao trono do Senhor Jesus, nosso Salvador, por Quem destes a vida. Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim, pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus. Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, para que aumente a nossa esperança na ressurreição. Vós que vivestes a caridade para com os irmãos, pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos. Glorioso mártir São Sebastião, protegei a nós contra o contágio da peste, as epidemias, o corona virus, as doenças e a fome; defendei nossos rebanhos e nossas plantações, que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos, livrai-nos da guerra e defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males. São Sebastião, rogai por nós!

SE PUDER, AJUDE-NOS! CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Links uteis:

Horários de Missas Atualizados
Campanha Doe Rosas a Santa Rita e Construa o Santuário em Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Conheça a Bandeira de Santa Rita
TV Tarobá no Futuro Santuário
Paróquia Santa Rita traz melhorias no bairro Jardim Califórnia e região
Programa Bênçãos de Santa Rita