Em uma sociedade contemporânea que vem realizando muitas ações de inserções de pessoas com algum tipo de deficiência, muitas vezes, não tem alcançado a realidade dessas pessoas. Ainda há muito o que ser feito nas instituições, principalmente na esfera espiritual.

A igreja preocupada com a barreira da comunicação do deficiente auditivo que ocasiona a falta de estímulo do surdo para frequentar as celebrações eclesiais em nossas igrejas tem implantado com grande progresso a linguagem de sinais em suas celebrações.

A linguagem em libras em nossas missas é a comunicação de sinais da evangelização e do amor. Essa evangelização aflora uma profunda consciência da fé para o surdo que muitas vezes está afastado da vida espiritual.

Vocacionado da Arquidiocese de Londrina, Aderbal Scapini Silva atualmente paroquiano do Futuro Santuário de Santa Rita de Cássia, atuará como intérprete de linguagem em libras em nossa comunidade durante as missas dominicais matutinas.

Nascido na cidade de Guarulhos, São Paulo, teve seu primeiro contado com o universo dos sinais para surdos em sua idade escolar, ao se deparar com a socialização de um colega com deficiência auditiva, desde então, despertou o interesse em aprender mais sobre a comunicação de sinais.

O chamado de Deus lhe foi apresentado por intermédio de pe. Heriberto Mossato da Congregação religiosa Pequena Missão para os Surdos (PMS). Mas ao assistir uma missa com a linguagem em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por pe. Nirceu Keri (PMS) em Londrina, Aderbal obteve a certeza que era a sua missão de trabalhar com os surdos. Portanto, nasce em seu coração o amor e a paixão pela linguagem em libras.

“Todo coração de surdo é terra de missão” (- Venerável Giuseppe Gualandi- padre fundador da pequena missão para surdos).

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo: para sempre seja Louvado!

Santa Rita de Cássia: Rogai por nós!

SE PUDER, AJUDE-NOS! CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Links uteis:

Novena Mensal de Santa Rita
Horários de Missas Atualizados
Campanha Doe Rosas a Santa Rita e Construa o Santuário em Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Conheça a Bandeira de Santa Rita
TV Tarobá no Futuro Santuário
Paróquia Santa Rita traz melhorias no bairro Jardim Califórnia e região
Programa Bênçãos de Santa Rita

Vivian Simone Kato Monteiro Iwai

PASCOM- Paróquia Santa Rita de Cássia- Londrina (PR)