Confissão

O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA

No sacramento da penitência, os fiéis que confessam seus pecados ao ministro legítimo, arrependidos e com o propósito de se emendarem, alcançam de Deus, mediante a absolvição dada pelo ministro, o perdão dos pecados cometidos após o batismo, e ao mesmo tempo se reconciliam com a Igreja, à qual ofenderam pelo pecado (Cân. 959).

“Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia de Deus o perdão da ofensa a Ele feita e, ao mesmo tempo, são reconciliados com a Igreja, que tinham ferido com o seu pecado, a qual, pela caridade, exemplo e oração, trabalha pela sua conversão” (CIgC 1422).

“É chamado sacramento da conversão, porque realiza sacramentalmente o apelo de Jesus à conversão e o esforço de regressar à casa do Pai da qual o pecador se afastou pelo pecado” (CIgC 1423).

É chamado sacramento da confissão, porque o reconhecimento, a confissão dos pecados perante o sacerdote é um elemento essencial deste sacramento. Num sentido profundo, este sacramento é também uma “confissão”, reconhecimento e louvor da santidade de Deus e da sua misericórdia para com o homem pecador. E chamado sacramento do perdão, porque, pela absolvição sacramental do sacerdote. Deus concede ao penitente “o perdão e a paz”. E chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: “Deixai-vos reconciliar com Deus” (2 Cor 5, 20). Aquele que vive do amor misericordioso de Deus está pronto para responder ao apelo do Senhor: “Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mt 5, 24) (CIgC 1424).

 

 

O atendimento do Sacramento da Penitência (Confissão) em nossa paróquia pode ser realizado de duas formas:

  • Agendamento pelo whatsApp (43) 99922-9358, por telefone (43) 3336-3166, por e-mail santaritalondrina@sercomtel.com.br ou presencialmente;
  • Ou por ordem de chegada nas quarta-feiras: 9h às 13h / 14h às 18h; 1º Sábado do Mês: 8h às 12h; e todo dia 22 de cada mês: 14h às 18h.