História

Na década de 60, quando a atual paróquia ainda pertencia à Paróquia Nossa Senhora das Graças, os fiéis celebravam as missas na Praça Giácomo Ferro conhecida como Praça do Abacateiro, praça situada próxima a atual igreja. Essas missas eram celebradas na maioria das vezes pelo Frei Fortunato, Frei Capuchinho, que colaborou por aproximadamente 8 anos com a comunidade.

Em 1972 foi construído um barracão de madeira, onde hoje é o salão paroquial. Então, as missas passaram a ser celebradas nesse local, que era também utilizado para quermesses e reuniões da comunidade.

Com a vinda das missões, em 1978, houve um grande aumento no número de fiéis. Foram então criados alguns grupos e movimentos. O barracão já não suportava mais a quantidade de fiéis nas Santas Missas. Por volta do ano de 1981 houve então a construção do primeiro templo, uma igreja simples.

Em 15/09/1987 foi assinado o Decreto de Criação da quase paróquia, desmembrando da Paróquia Nossa Senhora das Graças, sendo nomeado como pároco para quase paróquia o Padre Aristeu Barbosa, sucedido pelo Padre  Tarcisio Tadeu Spricigo, no ano de 1989.

De 02/1990 á 1994  assumiu como Administrador Paroquial o Padre Joaquim de Medeiros Neto, que finalizou a construção do Salão Paroquial e do Centro Catequético.

No dia 29/11 /1995 foi assinado o decreto da criação e constituição da Paróquia Santa Rita de Cássia, pelo Arcebispo Dom Albano Cavallin em uma missa de crisma, sendo nomeado como primeiro pároco Padre Miguel Vergara, do Seminário Paulo VI.

Em 02/1997  foi nomeado Pároco Padre José Roque Neto. À  época foi feito a reforma da Capela São Judas Tadeu e a Paróquia abrigou o Seminário Diocesano Propedêutico São José.  Também foi adquirido o terreno onde hoje está a casa paroquial.

Em 03/2003 assumiu como pároco Padre Jaime Alonso Bottero Galo. Em seu período foi realizada a última e grande  reforma na Igreja, deixando o templo do jeito que temos hoje, além da construção da Gruta de Santa Rita.

Em 03/2009 foi nomeado Pároco Padre Rodrigo Rivera. Nesse período foi finalizada a obra de construção e feito a dedicação da Capela Sagrada Família, em 14 de agosto de 2013. Pe Rodrigo adquiriu o pedestal e a grande imagem  de  4 metros de Santa Rita de Cássia que está instalada em frente à Igreja.

Em 02/2015 é nomeado pároco Padre Paulo Henrique de Alencar. Nesse período foi construída com a colaboração da comunidade a Casa Paroquial,  que foi entregue e abençoada no dia 28/02/2016 em missa celebrada por Dom Orlando Brandes, também foi feito a construção dos novos banheiros do Salão Paroquial e a reforma da Secretaria.

Em 30/09/2016 aconteceu a Dedicação da Paróquia e Consagração do Altar em cerimônia presidida por Dom Orlando Brandes, neste dia foi depositada no Altar a Relíquia de Santa Francisca Romana.

No aniversário do primeiro ano da Dedicação da Igreja, a comunidade teve a alegria de receber a Relíquia de sua Padroeira Santa Rita de Cássia, trazida de Cascia (Itália) por uma paroquiana, que foi a portadora de um pedido feito pelo nosso pároco, com autorização do arcebispo Dom Orlando Brandes,  ao Monastero di Santa Rita que prontamente nos concedeu a posse e a custódia dessa Relíquia, que se encontra no nicho de Santa Rita dentro da Igreja.

O atual pároco é o Padre Edivan Pedro dos Santos, que assumiu no dia 21/01/2018. Foi concedido à Paróquia o decreto de adoção e cuidados da Praça Santa Rita, por parte da Prefeitura de Londrina e dado início ao processo de transformação da Paróquia em Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia de Londrina, com as bençãos do Arcebispo Dom Geremias Steinmetz.