Paróquia Santa Rita de Cássia

A Paróquia Santa Rita de Cássia pertence a Arquidiocese de Londrina e foi elevada a paróquia em 1995. Está situada no Decanato Leste desta mesma Arquidiocese na Rua Pedro Abelardo, nº 70 no Jardim Califórnia, na cidade de Londrina (PR). Atualmente tem como pároco o Pe. Edivan Pedro dos Santos, e como diáconos Ronaldo Perez de Araújo e  Wilson Pan. A paróquia vive um momento histórico onde se prepara para se tornar futuro Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Cássia (Campanha “Rumo a Santuário”) em razão das muitas graças que são recebidas nesta paróquia pela intercessão de Santa Rita de Cássia. A paróquia possui quatros templos, a Matriz Santa Rita de Cássia, a Capela Sagrada Família, a Capela Santo Antônio e a Capela São Judas Tadeu.

Nossa Paróquia conta com a presença de duas relíquias autênticas de Santa Francisca Romana e Santa Rita de Cássia que são fragmentos de seus ossos (relíquias de 1º grau). No dia 30 de setembro de 2016, em Missa Solene presidida por Dom Orlando Brandes foi introduzida a Relíquia de Santa Francisca Romana no Altar que foi dedicado. Um ano depois de dedicação do templo e do altar (30/09/2017) a Paróquia recebeu a relíquia de Santa Rita de Cássia em missa solene de dedicação do altar e do templo. Atualmente a relíquia de Santa Rita se encontra dentro do relicário no nicho de Santa Rita ao lado direito da nave da Igreja Matriz.

A Paróquia já começou a se organizar para se tornar Santuário, já possui MISSAS DIÁRIAS todos os dias às 19h, exceto às quinta-feiras (6h30) e atendimento de confissões. Tem uma gruta onde é rezada perpetuamente a Novena de Santa Rita de Cássia todas às quarta-feiras às 15h.

E neste mês de maio na festa de Santa Rita vai acontecer a inauguração da nova CAPELA DE VELAS, onde os devotos poderão acender suas velas e fazerem as suas preces e seus agradecimentos a Santa Rita; e a SALA DE PROMESSAS, onde os devotos depositam e ficam expostos os “ex-votos” que são objetos que dão testemunho de graças alcançadas pela intercessão de Santa Rita.

A DEVOÇÃO A SANTA RITA DE CÁSSIA tem atraído muitas pessoas a paróquia, em especial, nos dias 22 de cada mês. Neste dia são celebradas duas missas (12h / 19h) em louvor e honra a Santa Rita de Cássia. A celebração noturna é marcada pela forte devoção por meio da apresentação de relatos de graças e favores espirituais recebidos pela intercessão da santa.

Neste dia também acontece a tradicional apresentação das ritinhas e chiquinhos e a bênção das rosas e objetos devocionais. A paróquia também conta com um bazar onde são vendidos artigos religiosos e o famoso “Pão de Santa Rita” E, no dia consagrado a Santa Rita, 22 de maio, milhares de devotos de toda região comparecem em caravanas, ônibus e vans que permanecem estacionados nas ruas próximas a Paróquia, onde participam das atividades devocionais deste dia.