A vivência da nossa Fé Católica possui uma dupla dimensão, em outras palavras, dois lados de uma moeda, precisamos alimentar nossa Alma, buscar a salvação e crescer em Santidade, ou utilizando as palavras de Dom Geraldo Bijos, primeiro Arcebispo de nossa cidade, ter o coração no Céu.

Mas, ser uma pessoa piedosa, verdadeiramente católica, passa também pela dimensão da Caridade, de olhar aqueles, que como na passagem que intitula este artigo, são os pequenos, ou seja, todos que estão desprovidos de uma vida digna, daquilo que é basicamente necessário para viver. A vida pública de nosso Senhor Jesus Cristo e inúmeras passagens da Bíblia ilustram e nos exortam a viver a dimensão da Caridade, de estender a mão àqueles que mais necessitados, como por exemplo, a Carta de São Tiago, que nos questiona “Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas obras” (Tg 2,18) e citando novamente as palavras de Dom Geraldo Bijos, ter os pés no chão, portanto, ter o Pés no Chão, mas o Coração voltado para o Céu.

Neste sentido, ajudar o próximo em suas necessidades materiais é um dever pessoal, mas também de toda a Igreja, e esta é uma preocupação de toda a Igreja pelo menos nos dois últimos séculos, a começar com o Papa Leão XIII, com o Documento Rerum Novarum (Das coisas novas), que falava da situação dos operários no século XIX, passando por todos os papas do século XX e início do XXI, chegando as atitudes do atual Papa Francisco.

Veja uma das nossas ações solidárias durante a pandemia

E não só por meio de palavras, mas também por ações, segundo dados do Vaticano de 2020, a nossa Igreja é a maior instituição de caridade do mundo, mantendo cerca de 250 mil instituições de educação, saúde, de beneficência e assistência, atendendo vários milhões de pessoas, sendo católicas ou não, ou nas palavras do Papa Bento XVI, a força do cristianismo propaga-se muito para além das fronteiras da fé cristã.

Neste sentido, e em unidade com a nossa Igreja, o nosso Futuro Santuário possui importantes trabalhos caritativos, tais como: a Pastoral da Partilha e o Roupeiro de Santa Rita, o atendimento humano-espiritual,  as Pastorais da Criança e Saúde; os Bazares de Partilha, o Cabide Solidário ;  e o acolhimento de grupos do Posto de Saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Eldorado e San Izidro.

Em nossa comunidade, o atendimento humano-espiritual acontece de duas formas, pelas direções espirituais e o Sacramento da Confissão, que ocorre durante a semana, por meio de agendamento, e aos Sábados, das 14h30 às 17h30. Além disto, a comunidade faz encaminhamentos para terapia psicológica, realizado pelas Doutoras Márcia Molari, Talita e Drielli, por meio de agendamento na secretaria,  que acontecendo em nossa comunidade desde maio de 2020, atendendo, em média, sete pessoas. Segundo a Doutora Márcia Molari, pode-se observar nas pessoas que passam por esse processo um crescimento nas formas de lidar com as várias situações e de se posicionar face aos desafios existenciais, desta forma, impactando positivamente na comunidade.

Outra dimensão do atendimento humano-espiritual no nosso futuro Santuário é o acompanhamento de pessoas e casais que estão buscando a nulidade matrimonial junto ao Tribunal Eclesiástico de Londrina, este trabalho é realizado pela Maria Cecília, agente de pastoral que possui formação pela PUCPR nesta dimensão,  realizando esse  atendimento personalizada. Além disso, é organizado encontros de espiritualidade para este grupo de fiéis todos os anos.

Saiba mais sobre o trabalho relativo a nulidade matrimonial

Cabe aqui mencionar também o trabalho realizado pelo GEV – Grupo Esperança e Vida, que dá suporte a recuperação as pessoas que estão em situação de adicção, realizando com elas um caminho de recuperação e libertação da dependência das drogas lícitas e ilícitas. Esse trabalho se vincula a fazenda Esperança de Ibiporã-PR, cujas as reuniões ocorrem as quartas a noite no Futuro Santuário.

Saiba mais sobre Santa Rita e as pandemias

A Pastoral da Partilha trabalha com a distribuição de gêneros alimentícios nas várias comunidades de nosso Futuro Santuário, atendendo hoje (2021) cerca de 80 famílias, levando mensalmente uma cesta básica contendo produtos alimentares de uso recorrente, que vem das doações realizadas pelos paroquianos e peregrinos que vem a nossa comunidade.

Outra atividade de ajuda é realizada pela Missão Yeshua, que faz a distribuição de cerca de 50 marmitas para moradores em situação de rua toda semana. E no mesmo sentido, temos a Missão da Mães da Ternura, que atende esse público na região do Terminal Rodoviário.

Marmitas distribuídas pela Missão Yeshua

O Roupeiro de Santa de Rita de Cássia, cujos trabalhos se iniciaram em Março de 2020,  tem como público-alvo as Gestantes e Crianças, buscando auxiliar nas várias dimensões de necessidades: Material, Afetiva e Espiritual. Em termos concretos, faz a doação do enxoval do bebê para as mães perto do nascimento da criança, não ficando somente nisto, mas incentivando o cuidado dos produtos doados para que, no futuro, outras mães, quando o enxoval não for mais utilizado, seja repassado para outras famílias. Além disto, o Roupeiro faz a doação de roupas para crianças até 12 anos de idade, atendendo as famílias da região do nosso Futuro Santuário e de outras regiões de nossa cidade e tem como objetivo realizar formações de nível humana e profissional, ainda não iniciadas devido a pandemia de COVID-19.

Saiba mais sobre o Roupeiro de Santa Rita

Ele costuma estar vinculado às Paróquias ou Santuários dedicados à Santa de Cássia, como uma tradição que se segue do Mosteiro de Santa Rita em Cássia, Itália. Esta santa foi uma mulher extremamente caridosa, nunca deixou de acolher e ajudar quem a procurasse, precisando socorro para suas necessidades materiais. Fez isso com grande largueza, mesmo depois de entrar no convento. Usou de seus bens, para fazer o bem.

Neste mesmo sentido, o Bazar de Roupas Usadas e o Cabide de Santa são trabalhos que destinam roupas e calçados que são doados a paróquia pela comunidade e peregrinos. No primeiro caso, já ocorreram três edições, aos sábados de manhã. Por outro lado, o Cabide funciona pelo sistema de demanda continua, ou seja, as pessoas deixam as roupas que não servem mais e aqueles que precisam pegam aquilo que achar necessário.

Saiba mais sobre o Cabide Solidário

Cabide Solidário

Já a Pastoral da Criança, cujo fruto inicial é um trabalho realizado em nossa Arquidiocese em 1982 pelas mãos de nosso segundo arcebispo Cardeal Geraldo Majella Agnelo em Florestópolis, é uma ação voltada para o combate à Mortalidade Infantil e a promoção do desenvolvimento saudável das crianças e gestantes, tendo como foco sem ambiente familiar e sua comunidade. Sua ação concreta desenvolvem o acompanhamento do desenvolvimento do bebê a cada trimestre da gravidez, identificando possíveis situações de risco à gestação. Consciencializam a gestante, preparando-a para o parto e os cuidados pós-parto, informando sobre o aleitamento materno, vacinação e outros cuidados para o desenvolvimento da criança, além de fornecer apoio psicológico. O acompanhamento das crianças se dá através de visita periódica durante as quais trabalha-se a consciencialização da família sobre seus direitos e deveres, sobre o desenvolvimento infantil, do apoio ao aleitamento materno, de orientações sobre higiene e saúde, vacinação, acompanhamento nutricional, prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias e identifica-se sinais de risco para a saúde, em nossa comunidade, atende 32 crianças.

Veja aqui uma das ações da Pastoral da Criança

A Pastoral da Saúde tem sua origem em 1922, em São Paulo, tendo sua ação organizada em 1986 sob a orientação da CNBB, acontecendo domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde, ou seja, vão desde a atenção aos doentes até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Pastoral da Saúde acontece com prioridade nas comunidades, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros, sindicatos e em todos os espaços onde os cidadãos participam Sua missão é promover, cuidar, educar, defender e celebrar a vida humana. Em nossa comunidade, atende um número considerável de idosos promovendo ações como visitação de Doentes, e juntamente com os Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão, levar o sacramento da Eucaristia; a arrecadação e distribuição de Remédios e Fraldas Geriátricas.

Por fim, nossa comunidade também grupos ligados a Unidade Básica de Saúde (Posto) Eloisa Helena da Silva, do Jardim Eldorado e da UBS Julinda Ferreira da Cunha Pereira, do Jardim San Izidro, promovendo ações de atendimento e orientação a questões como hipertensão e diabetes.

Caso queira mais informações sobre as atividades das pastorais sociais, entre em contato com a Secretaria de nosso Futuro Santuário: Fone e Whats: (43) 3336-3166 ou pelo E-mail [email protected]