No último sábado (03/04/2019), na Igreja Matriz da Paróquia Santa Rita de Cássia aconteceu a formação pastoral acerca do XVII Plano Arquidiocesano da Ação Evangelizadora. O estudo do plano de pastoral foi conduzido pelo Diácono Ronaldo Perez de Araújo, que nos últimos meses se dedicou à participação e construção das novas diretrizes pastorais da Igreja que está em Londrina.

Conheça a Relíquia de Santa Rita que se encontra em nossa paróquia clicando AQUI!

A formação contou com a presença de grande parte das pastorais e também dos fiéis em geral. A oportunidade proporcionou um maior conhecimento das cinco prioridades pastorais de evangelização de nossa Igreja local a fim de caminharmos em comunhão na mesma direção evangelizadora para que, assim, a evangelização seja mais rápida e eficiente sem se perder em entroncamentos ou retrocessos.

Confira os testemunhos das graças alcançadas pela intercessão de Santa Rita de Cássia clicando AQUI!

“O estudo que realizamos hoje foi para conhecer as bases e as metas que esse novo Plano de Pastoral de nossa Arquidiocese apresenta para orientar a evangelização nos próximos anos. Nossa Paróquia pôde avaliar o que já vem fazendo e que está contido no Plano Arquidiocesano e perceber o que temos ainda que implementar. Nossa intenção é também elaborar e aprovar nosso próprio Plano Paroquial de Pastoral,  a partir das diretrizes e inspirações do Plano Arquidiocesano. E creio que faremos logo, pelo que vi nesta tarde, com tantas pessoas estudando e pensando a realidade paroquial, em nossas quatro comunidades. Muitas coisas bonitas foram apontadas e outras desejadas, com brilho no olhar de nossas lideranças, além da comunhão e fraternidade que experimentamos no dia de hoje. Louvado seja Deus!” afirmou o pároco Pe. Edivan Pedro dos Santos.

Acenda uma vela fazendo seu pedido à Santa Rita de Cássia clicando AQUI!

O XVII Plano Arquidiocesano de Ação Evangelizadora que entrou em vigor neste ano de 2019 e vai até o ano de 2022 foi fruto de um longo programa intenso de avaliações, pesquisas e estudos. As presentes avaliações foram realizadas em diversos âmbitos: comunitário, paroquial, decanal e arquidiocesano.

Conheça a história da Devoção à Santa Rita de Cássia clicando AQUI!

“O novo plano é uma continuidade dos outros dezesseis planos que a Arquidiocese já produziu e viveu em sua pastoral. Todavia, esse plano ousou mostrar ainda mais a realidade local da Igreja que está em Londrina. Portanto, é um plano com enfoque personalizado para uma pastoral de conjunto que visa a mútua colaboração tendo uma opção pelos pobres explicitada no trabalho pastoral” diz o Arcebispo Metropolitano de Londrina Dom Geremias Steinmetz.

O lema desse plano foi tirado do livro dos Salmos “Deus habita esta cidade” (47,9). Indica que uns dos fatores que foram analisados fortemente para sua construção foi a cultura urbana e a forma como a Igreja tem exercido a evangelização, a transmissão da fé e o encontro pessoal com Cristo.

Objetivo geral do plano: “evangelizar a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, para ser uma Igreja de comunidades em saída, acolhedora, participativa, comprometida com a transformação social, que celebra a palavra e a Eucaristia a partir da vida, na alegria do evangelho, em vista da construção do reino definitivo”.

“O estudo das urgências pastorais foi o grande marco da formação. Pois se cada pastoral e movimento, por meio de seus líderes, estiverem em comunhão com eles a evangelização tem tudo para dar certo, ser bem sucedida” afirmou Maria de Fátima Araújo, coordenadora da Catequese Paroquial.

Ofereça uma Rosa à Santa Rita de Cássia e peça a graça necessária clicando AQUI!

O dia de formação foi marcado inicialmente por uma síntese produzida pelo Diác. Ronaldo que explicava todos os pontos chaves do Plano da Ação Evangelizadora. Depois as pastorais, movimentos e organismos foram organizados em grupos onde puderam refletir e se abrir em relação à caminhada pastoral da paróquia em plenárias, tendo em vista saber o que a paróquia já faz em relação ao novo plano e o que ela tem que se adequar. Por fim, foi realizada uma plenária onde os cinco grupos (as cinco prioridades) puderam expor seus trabalhos e reflexões pastorais para toda a comunidade.

Conheçam nossas campanhas! Faça parte também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Campanha Financeira “Rumo a Santuário”

Dia da Partilha do Amor

Campanha “Rumo a Santuário”

Seminarista Caio Matheus Caldeira da Silva
PASCOM – Paróquia Santa Rita de Cássia – Londrina (PR)