Na quinta-feira da Semana Santa, a Igreja celebra a Missa do Crisma, ou Missa Crismal, uma vez que nessa celebração é consagrado o santo óleo do Crisma. Nesta missa que o bispo concelebra com o seu presbitério e na qual consagra o santo crisma e abençoa os outros óleos, se dá a manifestação da comunhão dos presbíteros com o seu bispo. Celebra-se a Unidade da Igreja diocesana, onde o Bispo reúne o seu presbitério, o corpo diaconal, os religiosos e os demais fiéis leigos, na Igreja Catedral de sua Diocese. Esta celebração quer ser sinal da comunhão diocesana.

Com o óleo do Crisma, são ungidos os novos batizados, com uma unção que sinaliza que um dia deverão ser crismados, com sacramento da Confirmação. Ainda, com o óleo do Crisma são ungidas as mãos dos presbíteros na Ordenação Presbiteral e é ungida a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.

Nesta mesma celebração, da Missa do Crisma, os presbíteros renovam as promessas da sua Ordenação Presbiteral. O bispo, nessa celebração exorta o seu presbitério a permanecer na fidelidade ao ministério que lhes foi confiado pelo próprio Senhor através da Igreja, e convida os presbíteros a renovarem publicamente as promessas sacerdotais, o que é feito após a homilia, quando o próprio bispo diocesano interroga os presbíteros, com as perguntas que lhe permitirá receber a renovação das suas promessas sacerdotais.

Essa Missa recorda aos presbíteros a graça da unidade no único e mesmo sacerdócio de Cristo, que na Missa vespertina da Ceia do Senhor, será celebrado junto com a instituição da Eucaristia.

Fonte: Comunidade Católica Shalon

| link do evento | imagem do evento |


Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.

 

Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita

CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Contribua também com  o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!