Estamos em 2020 e em especial no mês de novembro, comemorando o jubileu de prata de nossa Igreja.

São 25 anos de histórias, trabalho com amor e oração para que pudéssemos chegar até aqui. Desde o inicio do ano, fazemos referencia em todas nossas mídias e transmissões a esse aniversário. Lançamos um selo comemorativo nos correios e preparávamos também uma revista, contando nossa história.

Tudo em conjunto com a preparação de nossa igreja para ser elevada a Santuário Santa Rita de Cássia

Iriamos preparar uma “BIG” festa! Mas um “virus chato e perigoso” atrapalhou os planos de simplesmente toda a humanidade no ano de 2020, possivelmente se estendendo um pouco para 2021.

Ainda assim nós fazemos memória, recordamos e comemoramos, mesmo que timidamente (pela situação atual) nossos 25 anos de história. 25 anos de comunidade! Uma das ações feitas por nosso pároco foi a criação de uma oração especial. A Oração do JubileuEsse mesma oração que já estava pronta e disponível no nosso site a um tempo, agora começamos a compartilhar e impulsiona-la em nosso facebook.

Compartilhamos para que toda comunidade possa participar conosco nos dias 27, 28 e 29 do Tríduo Comemorativo pelos 25 anos, Jubileu de Prata da Paróquia Santa Rita de Cássia.
Celebrando com Pe. Paulo, Dom Geremias e Pe. Edivan

Fizemos recentemente essa postagem e para nossa alegria a Sra Eliane, filha do pioneiro Sr Wanter Superbi compartilhou conosco a história de como nossa comunidade foi criada, cresceu e ganhou corpo.

Acompanhem esse emocionante relato:

É…. Como o tempo passa!!! Parece que foi a tão pouco tempo que meu pai formou a primeira comissão para dar início a essa história, história essa que se concretizou e está se tornando um Santuário. PADRE FILIPE que Deus o tenha, junto com WANTER Superbi, Mário Romangnolli, Mário Cebulski, José Conson, Antônio Chenso, Alcyr Osório, entre outros se uniram com um único objetivo: DAR O PONTA PÉ INICIAL. Aí vem a junção de outros e mais outros e mais outros amigos que se uniram todos no mesmo objetivo que era construir aqui uma igreja, já que todos iam participar da Vila Brasil pois aqui não se tinha nada. Ahhh as primeiras missas no famoso PÉ DO ABACATEIRO, quanta alegria e ao mesmo tempo, quanta euforia para a construção da nossa paróquia. Quantas promoções hein família Prestes, quantas feijoadas hem seu HÉLIO, DITO e Seu FAUSTO, quantas madrugadas acordados para fazerem a melhor feijoada. E seu ANTÔNIO DORTA, o primeiro catequistas, o primeiro passo para colocar essas crianças na igreja. Dona Maria Luíza, donas MARIAS…. e vamos fazer as roupas de anjinhos, vamos coroar NOSSA SENHORA, e o medo de subir na escada altíssima para coroar a MÃE DO SENHOR, kkkkk mas nunca ninguém caiu pois estávamos todos seguros por ELA. Meu Deus!!! Vai chover e a missa como fica? Vamos para baixo da cobertura do BAR E MERCEARIA DO MINEIRO, fecha o bar mineiro, vamos montar o altar aqui… E o mineiro fechava todo orgulhoso, hoje está chovendo e o padre Felipe vai celebrar a missa aqui, debaixo da cobertura. MEU DEUS!!! QUANTA SAUDADE, QUANTAS LEMBRANÇAS!!!! SAUDADES E LEMBRANÇAS DE UM TEMPO MARAVILHOSO QUE INFELIZMENTE NÃO VOLTA MAIS… MAS DEIXOU UMA LINDA E GOSTOSA SAUDADE. PARABÉNS A TODOS OS PIONEIROS, SE NÃO FOSSEM POR VOCÊS, NÃO TÍNHAMOS ESSA LINDA HISTÓRIA PARA CONTAR. SIMPLESMENTE SAUDADES!!!!!

Todo esse começo foi por volta de 1966 mais ou menos, nesse período chegou para somar forças o Irmão Altair, daí a equipe de formação começou a sondar o espaço para a construção, em primeira ideia veio o campão da av Salgado Filho, mas não deu certo, aí foram na prefeitura e pediram que fosse aqui na praça, era o local ideal. Pronto, resolvido a localização foram atrás de material, mas a verba era pouca, daí entra o Antônio Esteves que tinha conhecimento de alguém que poderia ajudar e assim foi, Esteves foi atrás dessa pessoa e ganhou as madeiras para começar a construção. E toda a construção do barracão foi serviço voluntário, todos que participavam do projeto, incluindo o Irmão Altair e o padre Felipe literalmente com a mão na massa, ou melhor, nas madeiras, pregos, parafusos, martelos, e tudo mais.

Para as mulheres cabiam fazer almoço, café, pão, bolo etc… para alimentar o povo que estavam construindo a igreja. Barracão construindo com muito esforço e sacrifício, dias e dias trabalhados, e aí veio mais uma reunião, que nome dar a essa igreja?

Reuniu então o padre Felipe, Irmão Altair, meu pai, José Conson, seu Mário, Antônio Chenso para decidir o nome da igreja e levar até o bispo. José Conson já tinha uma devoção muito grande por SANTA RITA DE CÁSSIA, e sugeriu que fosse esse o nome e que ele faria questão de doar a imagem. Pronto, o padre Felipe foi até o bispo e positivamente veio com a resposta, seria a IGREJA SANTA RITA DE CÁSSIA. Saiu para buscar a primeira imagem da nossa paróquia meu pai, José Conson, o irmão Altair, ficaram no barracão esperando o padre Felipe e as famílias.

Barracão construído e vamos começar com as promoções para arrecadar dinheiro porque tinha muito ainda para ser feito. Vocês não tem noção como era tudo muito divertido, morava nos fundos do barracão com sua família a dona Maria que ficou popularmente conhecida como dona Maria do barracão, daí veio somar forças: dona Pierina, Vilma, Tuca, Maria Luiza, Maria Monsanto, Maria Luiza, Fátima Concimo, Maria dos Anjos, dona Maria da coroação, Leonilda, Sebastiana, Iracema, dona Nilza, é muita gente, não consigo lembrar os nomes de todos. Para se ter a quermesse, quando se estava começando tinha uma chamada : ESSE É O SERVIÇO DE ALTO FALANTE DA COMUNIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA, CONVIDAMOS TODOS OS MORADORES PARA PARTICIPAR DA NOSSA NOITADA FESTIVA DE QUERMESSE. VENHAM, COMPAREÇAM E PARTICIPE, CONTAMOS COM A SUA COLABORAÇÃO. GENTE ERA MUITO LEGAL!!! Quem fazia essa chamada, geralmente era o ZEZINHO da cadeira de rodas que está com a comunidade até hoje, e os filhos do Alcyr: JÚLIO E MARCOS. Ahhhh!! Não podemos esquecer da batata fria que essas mãos de fada faziam na cozinha, A MELHOR que eu já comi.

Sabe tenho muito orgulho de tudo isso, tenho muito orgulho de saber que o nome da paróquia foi escolhido dentro da minha casa, mas propriamente dito na cozinha e mais ainda, saber que minha família ( pai e mãe) trabalharam e muito mesmo junto com toda essa equipe MARAVILHOSA para construir essa igreja, se eu gosto da minha paróquia? Gostar é pouco, eu sou APAIXONADA por ela, por tudo que ajudamos a construir, por saber que aqui tem mãos de pessoas tão maravilhosas, tão especiais, muitos já não estão mais entre nós, alguns ainda permanecem, essa igreja carrega em cada tijolo, em cada coluna, um pedaço do coração dos seus fundadores, GENTE QUE TRABALHOU COM RAÇA, COM AMOR para tudo dar certo, e graças a Deus 🙏 🙏 deu certo.

Gente, ne perdoem que não lembrei de todos os nomes: Moisés, Marlene, seu Pedro. Mas vou fazer uma lista e postar os nomes de cada um de vocês, relevem por favor porque é muita gente e eu já estou passadinha também kkk.

Texto: Eliane Aparecida

E assim vamos desenvolvendo nossa comunidade, Rumo a Santuário, abraçando novas comunidades locais que também vão crescendo, trazendo paroquianos e fiéis devotos de Santa Rita, belos testemunhos de devoção e milagres pela intercessão de Santa Rita.

Se você gostou e se emocionou lendo essa história, mande também a sua pra nós, escreva no final desta página! Compartilhe! Façamos a memoria de nossos fundadores pioneiros permanecer sempre viva em nossas páginas e em nossos corações.

Faça parte você também do nosso sonho de nos tornarmos Santuário!

Clique sobre a imagem: conheça e participe da CAMPANHA BENFEITOR DO IMPOSSÍVEL
Torna-se um canal de graça e bênção na vida dos devotos de Santa Rita de Cássia em nosso Santuário.

Faça sua DOAÇÃO ONLINE clicando AQUI!

Links úteis:

Horários de Missas
Programa Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Benfeitor do Impossível | Acenda uma Vela | Ofereça Rosas | Pedidos de Oração


Links uteis: