Na celebração Eucarística, dia 20 de março, presidida por Dom Geremias Steinmetz, arcebispo da Arquidiocese de Londrina, na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, presentes os Diáconos da diretoria da Escola Diaconal Santo Estevão, demais diáconos permanentes, Pe Márcio França, Diretor da Escola Diaconal, 17 candidatos ao Diaconato Permanente, entre eles Ivan Marcelo, candidato de nossa comunidade, foi instituído leitor, uma das instituições de ministério para chegar a Ordenação Diaconal.
Confira a programação completa da Festa da nossa Padroeira, nossa Santa dos Impossíveis!!
Na homília aos candidatos, Dom Geremias ressaltou o chamado da função própria deste ministério, ler a palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, o anúncio da palavra de Deus, preparação de outros fiéis para as ações litúrgicas, um chamado muito especial em meditar com assiduidade a Sagrada Escritura e buscar ser especialista em Sagrada Escritura. Disse também que o leitor consciente da importância do oficio recebido há de ter o cuidado de aplicar-se e lançar mão de todos os meios oportunos para alcançar mais plenamente a cada dia, desenvolver o conhecimento e suave vivo amor da Sagrada Escritura, de modo a se tornar um discípulo mais perfeito do Senhor. (SC 23) O objetivo deste momento ao qual somos colocados, não só no leitorato, mas no diaconato permanente, tem a ver com esse anúncio da palavra de Deus e finalizou, como diáconos especialmente discípulos de Jesus.
>> Veja mais sobre o Futuro Santuário!!
A oração feita pelo Arcebispo para entregar a Palavra de Deus ao candidato:
“Ivan Marcelo da Silva Rodrigues recebe o livro da Sagrada Escritura, transmite com fidelidade a Palavra de Deus para que ela frutifique cada vez mais no coração das pessoas.” O candidato respondeu: Amém!
Após o Concílio Vaticano II foram mantidos em toda a Igreja Latina dois ministérios, o de Leitor e o de Acólito, e foi excluída a ordem maior do Subdiaconado.
O Leitor é instituído para a função que lhe é própria, de ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, tanto na Missa como nas demais ações sagradas, com exceção do Evangelho. Quando houver necessidade é sua função preparar outros fiéis, que poderão de forma temporária fazer a leitura da Sagrada Escritura nas ações litúrgicas. Também é necessário para que possa desempenhar cada vez melhor essas funções com maior aptidão e perfeição, procure meditar com assiduidade a Sagrada Escritura, reconhecendo a importância do ofício recebido, procure ter o cuidado de aplicar-se e lançar mão de todos os meios oportunos para alcançar mais plenamente e cada dia desenvolver o conhecimento e o suave e vivo amor da Sagrada Escritura, de modo a tornar-se um discípulo mais perfeito do Senhor.
>> Um dia no Santuário Santa Rita de Cássia de Londrina
O Acólito é instituído para ajudar o Diácono e para servir o Sacerdote. É sua função, portanto, cuidar do serviço do altar; auxiliar o Diácono e o Sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Missa; distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão. Podendo se for autorizado ou delegado, em circunstâncias extraordinárias, expor publicamente o Santíssimo Sacramento à adoração dos fiéis, e depois o reponha; não pode, porém, dar a benção ao povo. Poderá também cuidar e instruir outros fiéis para temporariamente ajudar ao sacerdote ou diácono nas ações litúrgicas, levando o missal, a cruz, as velas, ou funções correlatas. Para desempenhar mais dignamente esses ministérios, deve participar da Santíssima Eucaristia, cada vez com uma piedade mais ardente, alimentando-se dela e procurando alcançar um conhecimento da mesma sempre mais profundo.
Destinado de modo particular para o serviço do altar, o Acólito há de procurar conhecer o que diz respeito ao culto divino e compreender o seu significado íntimo e espiritual, de modo que, em cada dia, se ofereça a si próprio totalmente a Deus e, por sua atitude grave e respeitosa, seja para todos, exemplo no templo sagrado, amando sinceramente o corpo místico de Cristo ou povo de Deus, sobretudo os fracos e os doentes.
O candidato Ivan Marcelo será instituído como Acólito no dia 22/05 na Santa Missa das 10:00 horas, que será presidida por nosso Arcebispo Dom Geremias Steinmetz, aqui no Futuro Santuário de Santa Rita de Cássia.
Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.
Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita
CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.
Contribua também com o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!
Links úteis:
Horários de Missas Atualizados
Programa Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Doe Rosas | Acenda uma Vela | Ofereça Rosas | Pedidos de Oração
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.