Com certeza é um dos capítulos mais bonito e intrigante da história do Catolicismo.

Como que um oficial do exército romano, perseguidor dos cristãos pode se transformar neste homem cheio de amor à Cristo?

Como que um soldado temido pelos cristãos, tornou-se o defensor da palavra e de todo aquele que proclamava o evangelho?

>> Saiba mais sobre Santa Rita e as pandemias

Tudo isso pela graça e amor de Jesus Cristo para com seus filhos. Ele deu uma grande cartada, com um raio de luz estonteante derrubou Paulo do seu cavalo, no momento que o mesmo estava em missão contra os apóstolos. Cristo então, acredito que com uma voz serena, indaga Paulo sobre o porquê dessa bobagem de persegui-lo.

Durante três dias, completamente cego, viveu as incertezas que aquilo tudo reservava. Três dias antes Paulo era “autoridade”, temido pelas pessoas, imponente com seus comandados, “amigo do rei”, vivia em palácios e agora caído ao chão, sujo, sem entender nada, ouvindo uma voz poderosa e sendo amparado por aqueles que ele perseguia.

>Veja como é um dia em nosso Santuário

Jesus foi muito perspicaz, mostrou para aquele soldado o quanto Ele o amava e quanto suas palavras precisavam ser ouvidas. E a escolha de Paulo foi uma estratégia de amor e grandeza de Nosso Senhor para com toda a sua igreja. Escolheu o mais temido para ser um dos apóstolos mais queridos que temos em nossa amada igreja.

Acredito eu, que Cristo ao planejar a queda de Paulo com um raio de luz, o ungiu naquele momento com as bênçãos do Espírito Santos para levar a todos os cantos do mundo o verdadeiro significado do evangelho.

>Veja como é um dia em nosso Santuário

Imaginem o alvoroço que a presença de Paulo junto aos apóstolos e novos Cristãos tenha provocado.

Mas Cristo sabia que os frutos seriam colhidos. Paulo de perseguidor revelou-se seguidor, antes eliminador de homens, agora arrebatador de homens para o Reino de Deus.

E assim a missão foi dada. Paulo se levantou, limpou os olhos, vestiu-se de túnica e partiu, levando a mensagem desse Cristo apaixonante.

São Paulo nos mostra que somos todos cegos e precisamos abrir os olhos para encontrarmos o amor de Cristo, por isso nos ensina: “Buscai as coisas lá do alto. (Colossenses 3:1-4).

Oração de São Paulo

“Ó glorioso São Paulo, que de perseguidor do nome cristão
Vos tornastes um Apóstolo ardentíssimo pelo vosso zelo.
E para tornar conhecido o nome do Salvador Jesus
Até os últimos confins do mundo sofrestes cárceres,
Flagelações, lapidações, naufrágios,
Perseguições de todo o gênero e,
Enfim, derramastes todo o vosso sangue
Até à última gota
Por Cristo.
Obtende-nos, pois,
A graça de receber como favores da Divina Misericórdia,
As curas das nossas enfermidades
E o alívio das nossas atribulações,
A fim de que as vicissitudes desta vida
Não nos esmoreçam no serviço de Deus,
Mas nos tornem sempre mais fiéis
E fervorosos.
São Paulo Apóstolo,
Rogai por nós!”

Oração de São Paulo para Alcançar uma Graça

“Ó glorioso São Paulo Apóstolo, que de perseguidor dos cristãos vos tornastes grande apóstolo, fazei que vivamos na fé e nos salvemos pela caridade que praticamos.
Que possamos por vossa intercessão conhecer, amar a Deus e assim seguir melhor Jesus Cristo. Suscitai muitos Santos Apóstolos, concedei-nos por vossa ajuda a graça da conversão diária e a sermos defendidos de toda a cilada do inimigo. Concedei-nos especialmente (neste momento diga qual a graça que você deseja alcançar), graça de que tanto precisamos.
Amém! ”

Oração de Conversão de São Paulo

“Ao peso do mal vergados, São Paulo, por ti clamamos; da graça o penhor eterno, que salva, te suplicamos. Outrora oprimindo a Igreja, tocou-se o divino amor. E aqueles que perseguias abraças qual defensor. Daquele primeiro amor conserva a fiel lembrança. Aos tíbios e fracos traze a graça e a esperança. Floresça por teu socorro o amor que ignora o mal; as rixas não o perturbem, nem erro nenhum fatal. Ó vítima que agrada aos céus, dos povos amor e luz, fiel defensor da Igreja, protege-a, e a nós conduz. Louvor à Trindade eterna, hosanas, poder, vitória. O prêmio do bom combate contigo nos dê, na glória. ”

Oração de Fé a São Paulo

“Ó São Paulo, tu disseste: Fiz-me tudo para todos, para levar a todos os povos a Boa Nova da Salvação,
Desperta em mim esse ardente desejo missionário!
Dá-me a coragem de lançar-me para frente, com renovado ardor e entrega total a Jesus Cristo, que é o Caminho, a Verdade e a Vida.
Intercede por mim, ó grande Apóstolo Paulo, para que seguindo teu exemplo, eu possa dizer: Já não sou mais eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim!
Faz de mim um(a) grande apóstolo(a) e irradiador(a) do Mestre Divino através de minha vida, usando com amor e fé todos os meios de comunicação.
Confio em ti, ó Santo Apóstolo Paulo.
Amém.”