Matéria: Ana Silvia Mendes

Domingo de Ramos

O dia do Senhor nos recebeu com uma das festas mais bonitas da Igreja Católica, o Domingo de Ramos. Esta, é uma festa tradicional, porém neste dia 10 de abril de 2022 seria celebrada de uma forma diferente pelo F. Santuário Santa Rita de Cássia. Após 2 anos de pandemia, finalmente nos reunimos para agradecer e louvar a triunfante entrada de Jesus em Jerusalém.

Acesse aqui toda a programação da Semana Santa em nosso Santuário. Celebre conosco a Semana do Amor maior!!!!

Mesmo com a previsão de chuva para este domingo, o céu estava com poucas nuvens e com uma brisa calma, deixando o clima bem agradável para o início da procissão. Assim, ás 8h15 deu-se início a liturgia da Semana Santa, onde fieis se encontravam no pórtico da igreja acompanhados de seus ramos, símbolo da vitória do nosso Senhor e de nosso batismo, nos relembrando que somos filhos de Deus e defensores da fé católica pela salvação do mundo.

> Veja a liturgia de Domingo de Ramos !!

Ao mesmo tempo, na Capela Sagrada Família, o mesmo ocorria, e após a liturgia iniciou-se a procissão com o mesmo destino: A Escola Municipal Profª Maria Irene Vicentini Theodoro, no Jardim Califórnia. Foi um momento lindo, no qual a multidão entoava cânticos de louvor ao nosso Rei, Jesus Cristo, enquanto caminhava pelas ruas dos bairros, do mesmo modo que há 2000 anos Jesus adentrava Jerusalém montando em um jumento, demonstrando humildade e o povo o acolheu aclamando e abanando seus ramos de oliveiras e palmeiras.

> Veja as fotos da procissão e missa das 9h de Domingo de Ramos!

As procissões da matriz e das capelas se encontraram na frente do Posto de Saúde do jardim Eldorado e continuaram em procissão entoando cânticos com ainda mais força, um momento ainda mais bonito e que marca a união entre as comunidades que englobam o F. Santuário. Esta união esteve presente também na organização, visto que a Santa Missa foi realizada com um misto das pastorais, desde os músicos de ambas as comunidades, aos leitores, ministros e claro aos fiéis.

Desse modo, após a procissão nos deparamos com a quadra poliesportiva da E.M Maria Irene, a qual estava liturgicamente decorada para acolher a Santa Missa, que começou ao som do cântico “Hosana hei”. A leitura do evangelho de Lucas (23,1-49) é forte e traz o relato da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, sua angústia mortal, a prisão, maus tratos e sua condenação pelo povo.

> Veja mais sobre o Futuro Santuário!!

Domingo de Ramos nos traz muitas lições, pois há pouco Jesus era ovacionado em sua entrada, e mesma multidão que o acolheu motivada pelos seus milagres, vira as costas a Jesus e pedem a sua morte. Quanta falsidade existe nas atitudes de certas pessoas, Jesus, que conhecia o coração dos homens, não estava iludido e mesmo assim só mostrou compaixão e humildade.

Em sua homília, o Pe. Edivan, relembrou que nós temos uma aliança eterna com Deus, e para Deus. Assim como Jesus nós podemos passar pela tortura, calvário e morte, pois a Eternidade é a nossa alegria, e que Jesus mostrou que a morte não é a última parada, porque existe a morada eterna. O pároco salientou ainda que a Semana Santa é uma semana de Luz, é uma semana de renovação de fé, e justamente por isso relembramos a jornada de Jesus, para recordamos seu sacrifício por amor a nós e assim, nós fiéis, retomarmos o amor a Cristo. Padre Edivan finaliza com as seguintes palavras “Que nesses próximos dias que vamos viver nos ajude a fazer um caminho de fé, humildade e de oração”.

A festa de Domingo de ramos é para ser cantada, é para todos ouvirem, pois somos adoradores em espírito e verdade, pois Jesus é nossa esperança e como católicos devemos Adorar em espírito e em verdade.

> Saiba mais sobre o Trabalho Social

Ao final da missa, o pároco agradeceu a presença de todos e de todas as comunidades pelo esforço e organização conjunta para que essa festa fosse o retorno da oração em comunidade.

Como nota pessoal, celebrar a missa em um local externo trouxe outra atmosfera, desde a vegetação ao redor, ao vento e o som dos pássaros fez com que as palavras ditas durante a celebração fizessem mais sentido e trouxesse o sentimento de humildade para nós, e para a Santa Missa.

Assim, podemos iniciar a Semana Santa em tranquilidade com o espírito e aprender cada vez mais a humildade e o amor de Cristo.

Matéria: Ana Silvia Mendes, agente da pastoral da comunicação do F. Santuário Santa Rita de Cássia


Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.

Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita

CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Contribua também com  o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!

Links úteis:

Horários de Missas Atualizados
Programa Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Doe Rosas | Acenda uma Vela | Ofereça Rosas | Pedidos de Oração