Estações da Via Sacra têm Santa Rita representada em quadros artísticos em Santuário de Londrina

Santa Rita não estava na Sexta-feira Santa e não percorreu com Jesus o caminho doloroso de sua paixão. Como nós também não estávamos lá! Santa Rita nos quadros da Via Sacra é pra nós uma inspiração para contemplar a paixão de Jesus Salvador, o amor de Deus por nós, como Santa Rita fez ao longo de sua vida. Mulher penitente, mulher de oração, das mortificações e da caridade, uma mulher verdadeiramente quaresmal.

>> Saiba mais sobre o Projeto Rumo Santuário

Os quadros da Via Sacra afixados no Santuário Santa Rita de Cássia, em Londrina, foram criados pela artista sacro da cidade, Lidiane Nascimento, que agora está no Estado de São Paulo. A artista levou aproximadamente para finalizar os quadros com as estações. As belíssimas obras de arte foram inspiradas no coração do pároco, Padre Edivan Pedro dos Santos, ao contemplar Santa Rita como esposa de Jesus crucificado.
Além de uma belíssima obra de arte, a nossa via sacra tem a presença ilustre de Santa Rita de Cássia, nossa padroeira. Santa Rita foi uma mulher cristã de muita fé e oração, que pediu para Cristo dividir com ela um pouco do sofrimento de sua dolorosa paixão. Mesmo sofrendo toda sua vida com seu marido, com os filhos e no convento como monja, ainda sentia que precisava viver um pouquinho mais o maior sofrimento já relatado na face da Terra, o de um homem que foi humilhado, flagelado e pregado em uma cruz para salvar a humanidade.

>> Um dia no Santuário Santa Rita de Cássia de Londrina

Após escutar uma pregação em uma Sexta-Feira Santa, impressionada com as dores e sofrimentos de Jesus, Santa Rita queria sentir um pouco de sua paixão podendo assim dividir com Jesus suas dores e sofrimentos, pois observou que suas penitencias e mortificações já não eram o suficiente.
Quando olhamos para Via Sacra de nosso Santuário, percebemos o quanto Santa Rita amava a Cristo e com ele fazia todos os dias o caminho de sua paixão até a crucificação e morte de cruz. Caminhar ao lado de Cristo como o discípulo amado torna Santa Rita esposa do crucificado, uma esposa que mesmo sofrendo as dores de olhar para seu esposo abatido e desfigurado, não o abandona, pois seu amor por ele era grandioso.
Ao observarmos Santa Rita enxugar o suor do rosto de Jesus que cai em suas feridas abertas, provocando mais dor e sofrimento, olhamos para todas as pessoas que precisam de amparo e carinho na hora do seu sofrimento. Assim, Santa Rita estende o véu de seu hábito, lhe concedendo alcançar o impossível de suas vidas.

>> Veja mais sobre o Futuro Santuário!!

Já na estação que está aos pés da cruz com Maria, ela busca confortar a dor que Nossa Senhora está vivendo. Olhando para Cristo crucificado, Santa Rita entoa este cântico com muito amor pelo seu esposo amado: “Jesus, meu bem, meu doce amor que fere e inflame este meu coração para que ele arda sempre por Ti”. Já com o Cristo Morto aos braços de Maria, Santa Rita chora de amor por ver que Jesus cumpriu as escrituras até o fim e salvou a humanidade de seus pecados. A mão de Santa Rita aparece sobre o corpo de Cristo para mostrar o quanto ela quer ampará-lo nesse momento tão difícil. Olhando para Cristo na cruz e com o coração inflamado de amor, seu pedido é atendido como um ato de amor, Santa Rita recebe de Jesus e vive durante 15 anos com um cravo da coroa de espinhos associado em sua fronte.

>> Conheça nosso trabalho social

Você é convidado a meditar a Via Sacra todos os dias em nosso Santuário, e, no tempo quaresmal rezar com a comunidade toda sexta sexta-feira, às 19h30.

Santa Rita dos impossíveis, para vós nada é impossível!

O que é a Via Sacra?
É o caminho percorrido por Jesus, desde a casa de Pilatos, após a sua condenação à morte, até o monte Gólgota, onde foi crucificado. Na Via Sacra acompanhamos o Seu sofrimento e meditamos sua Paixão. É um ato de piedade celebrado pelos fiéis católicos com mais frequência durante o tempo da Quaresma e também durante as sextas-feiras durante todo ano litúrgico.

>> Devoção à Santa Rita, atrai peregrinos

Breve Histórico
Esta devoção remonta ao início do cristianismo. Os primeiros cristãos já percorriam a Terra Santa para orarem nos lugares sagrados da Paixão de Cristo. A prática veio a se tornar, a partir do século IV, uma peregrinação que todo fiel desejava cumprir.
Foi para garantir a segurança dos peregrinos e dos cristãos do Oriente, após a tomada de Jerusalém pelos turcos seljúcidas, que a 27 de janeiro de 1095, durante o concílio de Clermont, o Papa Urbano II exortou os reis cristãos a libertar a Terra Santa e retomar Jerusalém, dando-se assim início às diversas expedições militares que ficaram conhecidas como as Cruzadas, e que durante cerca de duzentos anos mantiveram controle sobre a Palestina.
Com a queda da fortaleza de São João de Acre em 1291, todo o território ficou novamente nas mãos dos muçulmanos, e como as peregrinações se tornaram perigosas demais, além da distância a percorrer, a devoção da Via Sacra voltou a ser reproduzida no Ocidente, rapidamente se estendendo a todas as comunidades cristãs espalhadas pelo mundo.


Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.

Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita

CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Contribua também com  o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!

Links úteis:

Horários de MissasPrograma Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Benfeitor do ImpossívelPedidos de Oração