“Tu és linda, linda demais”. Esse foi o tema escolhido para a festa da padroeira no Santuário Santa Rita de Cássia em Londrina, que contou com festividades o mês de maio todo. Foi uma festa grandiosa, mas acolhedora, como se Santa Rita espalhasse uma chuva de pétalas de amor de uma só vez e cada pétala atingisse o coração de seus devotos de uma maneira especial, despertando todas as virtudes de Santa Rita e o desejo de buscar a santidade.

>> Saiba mais sobre o Projeto Rumo Santuário

Para que tudo desse certo, as reuniões começaram ainda no ano anterior e, no começo desse ano, já com a programação fechada e escolhido o tema da festa, foi dado o pontapé inicial para festa, com a devoção das 15 quintas-feiras de Santa Rita, que aconteceu de 09 de fevereiro a 18 de maio. Essa devoção consiste em 15 santas missas que antecedem o dia 22 de maio, em honra aos 15 anos que Santa Rita viveu com o estigma da Coroa de Cristo na sua testa, nesta devoção está presente a Relíquia de primeiro grau de Santa Rita e Adoração ao Santíssimo sempre as quintas-feiras. Enquanto isso, as equipes estavam a todo vapor em reuniões: equipe festa, Liturgia e devocional. A animação da preparação já era prenúncio de que Santa Rita estava intercedendo por tudo.

Enfim chegou o mês de maio, mês das noivas, mês de Maria, mês das mães e mês de Santa Rita, mês de muitas rosas do jardim de Deus. Para representar tudo isso e homenagear nossa padroeira, a todo o momento chegavam rosas e flores e assim, no dia primeiro de maio – dia de São José Operário com a Santa Missa em honra ao Patrono da Igreja Católica – deu-se início as festividades. Logo após a Santa Missa, todos os presentes foram convidados pelo Pe. Edivan a participar de três momentos históricos para o Santuário. Naquele momento todos se dirigiram para os jardins do Santuário onde, ao lado da Praça Roccaporena, próximo as Ermidas, está o Memorial da cápsula do tempo.

Houve a solenidade do selamento da cápsula em que ela foi depositada no memorial, assim, daqui 25 anos, serão revelados todas as mensagens, fotos e objetos que foram deixados pelos paroquianos, visitantes e pastorais. A comunidade agora passa por ali sabendo que o presente está sendo ligado ao futuro e, em 2045, tudo se revelará. Saindo dos jardins do Santuário, conduzidos pelo padre, todos os presentes incluindo diáconos, equipe litúrgica, devotos e também quase todos os pioneiros ou seus filhos estavam presentes, os quais receberam homenagens na inauguração do novo salão de festas do Santuário. Muitos desses devotos relembraram como foi a luta para levantar o primeiro espaço para as missas e para as festas.

>> Assista o vídeo do Santuário!!

Alguns contam que, quando só tinham o terreno, faziam uma tenda e cozinhavam feijoada em panelões, passavam a noite na tenda para ninguém levar as panelas de feijoada e assim, com os lucros da venda, iam subindo os tijolinhos. Algo que emocionou a todos foi que o Pe. Edivan pediu que fosse deixada uma parte do primeiro piso intacto, para que ficasse eternizado o trabalho dos pioneiros, na sequência aconteceu a inauguração da primeira loja do Santuário, que ficou muito linda e cheia de novidades em artigos religiosos e devocionais a Santa Rita. Muitos risos, choros de emoção e alegria marcaram esse momento. Depois das bênçãos foi servido um delicioso risoto (foi batizado de risonoff) porque o Padre Edivan esqueceu o nome e disse que seria servido algo parecido com strogonoff. Muitos risos e descontração, com sobremesa e música boa. Foi maravilhoso e Santa Rita estava lá, intercedendo por todos.

A semana continuou com as Santas Missas, Terços e muitas visitas dos devotos em nosso Santuário. Dia 6 de maio foi um grande momento jovem, conduzido e preparado pela Comunidade Yeshua: o tão aguardado show da Comunidade Católica Colo de Deus, fez o Santuário arder em oração, no fogo do Espírito Santo, que também nos relembrava que Santa Rita desde muito jovem tinha a oração como sua fortaleza.

>> Relíquia de Santa Rita em nosso Santuário

E a partir do dia 13 de maio começou a parte religiosa da festa. A novena mensal pela manhã, rezada de 13 a 21 e o novenário de Santas Missas a noite com padres convidados. Como o tema da festa era Santa Rita tu és linda, linda demais, cada missa tinha um tema das belezas de Santa Rita e foi lindo a cada dia vivendo as virtudes e belezas de Santa Rita e entendendo todo o seu amor por Jesus, que nos inspira a ter força, coragem e confiar sempre na providência divina. A cada missa um testemunho de graça de recebida para coroar a intercessão de Santa Rita junto a Deus pelos seus devotos. E Santa Rita, chamada a Advogada dos casos desesperados, nunca se teve notícia que perdeu uma causa em favor de seus devotos
No dia 14 foi realizada a carreata com saída da Paróquia Nossa Senhora do Silêncio até o Santuário Santa Rita e, depois da Santa Missa que reuniu as duas comunidades, houve a benção dos carros.

No dia 20 de maio, um sábado, foi um dia intenso de programação. Logo após o almoço foi a hora do bolo de Santa Rita, mas antes de cortar os bolos foi rezado o terço da Misericórdia, feito 2 bolos gigantes decorados por rosas e Santa Rita, em que alguns pedaços tinham medalhinhas. Depois da oração com o corte dos pedaços de bolo só se via devotos procurando a medalhinha de Santa Rita. Do outro lado da tenda do bolo já se reunia o pessoal das pastorais, devotos e convidados para o desfile de Santa Rita.

Todos, com seus figurinos da época de Santa Rita, já se preparavam para o desfile, que consiste em 12 blocos contando a vida de Santa Rita, do seu nascimento até Santa das Causas Impossíveis. Haviam muitas crianças vestidas de anjos, Ritas e Ritinhas, Jesus e Maria, gêmeos, cadeirantes, rosas, pães, mel, uvas e doce de figo, também havia um apicultor e, por causa do milagre das abelhas, o seu dia é comemorado dia 22 de maio, sendo Santa Rita a Padroeira dos Apicultores. O desfile também contou com a presença dos carros antigos, pessoal do teatro da paixão de Cristo, escoteiros e a presença do comandante e soldados do Tiro de Guerra. Antes do desfile foram hasteadas as bandeiras do Brasil, do Vaticano e do Santuário e, ao som do Hino Nacional do Brasil, toda a comunidade, representantes do tiro de Guerra e escoteiros, cantaram o hino, enquanto o Padre Edivan hasteava a bandeira do Vaticano, o Diácono Ivan a bandeira do Santuário e o comandante Martins a bandeira do Brasil. Logo em seguida deu-se início ao desfile de Santa Rita, indo a frente a Relíquia da Santa, levada pelo diácono Ivan num cortejo alegre e devocional a Santa Rita, . passou por toda a extensão da praça do Santuário e adentrou a Igreja, com os soldados do tiro de guerra carregando o andor com a imagem de nossa padroeira ao som do Responsório de Santa Rita e, nas palmas e muita alegria, todos foram dando adeus com seus lencinhos.

>> Revistas do Santuário

No domingo 21 de maio foi realizado o tradicional almoço italiano. As pioneiras e suas equipes capricharam no tempero e a comunidade compareceu com suas famílias pra esse momento festivo de boa comida, reencontros de amigos, um bom dedo de prosa, brindes e música boa, inclusive o padre Edivan se animou e soltou a voz no final do almoço. Tudo estava muito bom e organizado, momentos felizes que só dão certo porque os devotos se reúnem num só objetivo, que é homenagear Santa Rita por tantas graças alcançadas junto a Deus para seus devotos. E assim todos se preparando para o grande dia da nossa padroeira.

Viva Santa Rita de Cássia, viva, viva, viva!
Chegou o grande dia! O dia de Santa Rita de Cássia, 22 de maio, comemorado no Brasil e no mundo inteiro, com grande festa e devoção. O Santuário em Londrina também amanheceu em festa. 5h30 da manhã as equipes chegavam para seus afazeres tais como; abrir a Loja do Santuário, a praça de alimentação, a Capela das graças. Mas o que mais faz as pessoas sentirem um acolhimento, um sentimento de pertença, é o cheirinho do pão caseiro feito pelas pioneiras, que chegam ainda de madrugada para soltar as 6 da manhã o pão fresquinho, com aquele cafezinho passado na hora. Um clima acolhedor na casa dos devotos.

A missa das 6h, presidida pelo Pe. Edivan, já demonstrava que seria um dia inesquecível em nosso Santuário, pois após a missa houve grande presença de devotos no Programa Bênçãos de Santa Rita direto da gruta do Santuário. Às 10h um momento muito esperado, a chegada do nosso pastor, que conduz nossa arquidiocese: o arcebispo de Londrina Dom Geremias Steimetz. Ele presidiu a Santa Missa e, na sua homília, falou como Jesus conduziu a caminhada da Igreja e como os apóstolos foram para o mundo pregar o Evangelho e o Batismo no Espirito Santo, que nos leva a santidade, terminando com a mensagem de que Santa Rita continue inspirando a evangelização com sua vida de santidade. Perto do meio dia continuava a peregrinação de devotos, trazendo muitas rosas a Santa Rita, isso deixava o Santuário alegre e perfumado, também os jardins estavam bem cuidados com suas roseiras, figos, folhagens e as vinhas. Nesse clima de alegria aconteceu ao meio dia a terceira missa e foi presidida pelo Pe. Valdomiro.
A missa das 15h presidida pelo Pe. Ademar Lorenzetti foi surpreendente, pois, apesar de ser uma segunda-feira a tarde, o Templo e o pátio estavam lotados de devotos, que vieram homenagear Santa Rita e receber a Unção dos Enfermos. Muitos testemunhos, pessoas de várias cidades, que vieram pela primeira vez, encheram o Santuário de fé e devoção.

>> Ouça nossos podcasts

Outro momento marcante desse dia foi uma live entre o Pe. Edivan e o Pe. Marlon Múcio, que estava em Taubaté, e juntos rezaram o Terço de Santa Rita. O Pe. Marlon Múcio foi acometido por uma doença que o impede de se locomover, mas o encontro na live foi emocionante e, além das orações, deixou uma mensagem de fé, esperança e coragem, que devemos sempre agradecer ao Senhor em qualquer circunstância, mesmo que a Cruz esteja pesada, dar graças a Deus. A vontade de Deus é soberana e ELE sempre estará conosco.

Depois desse momento abençoado, o Santuário já estava cheio de fiéis. Muitos já estavam sentadinhos, rezando, esperando o início da missa, outros passeavam pelo Santuário, admirados de tanta beleza e cuidado e aproveitavam também para retirar o mimo do mês no stand da Campanha Benfeitor do Impossível. Alguns visitavam a loja, enquanto outros tiravam muitas fotos para as redes socias, famílias casais que se encantavam com a gruta, as vinhas, a Capela de vela, a Capela das graças, o novo painel que ficou lindíssimo, integrando Santa Rita e o Santuário com a cidade de Londrina. Para as crianças, o lugar preferido é o mirante, ficam todos felizes de subir para tirar uma foto. Estando por lá, os devotos já podem ver a pedra da oração de Santa Rita, passar pela praça Roccaporena, as ermidas de São José e Nossa Senhora das Graças, além do Memorial Dom Albano, completando assim um tour pelo Santuário.

A missa solene em honra a Santa Rita foi presidida pelo pároco do Santuário Padre Edivan Pedro dos Santos. Toda a comunidade Santa Rita de Cássia estava reunida: as Capelas Rurais, Sagrada Família, diáconos, pastorais, movimentos, serviços e muitos, muitos devotos. Mais de 1.000 pessoas presentes e inúmeros devotos pelas redes sociais acompanhavam a celebração, que também envolveu as Ritinhas, que encantaram a todos levando a Relíquia de Santa Rita (raspa do osso) até o Altar, com direito a um testemunho do casal Jean e Flávia sobre o nascimento de sua filha Maria Rita ao final da celebração, que foi pautada na força da beleza das virtudes de Santa Rita e como Ela nos mostra Jesus. Todos saíram em procissão com suas velas e lançando pétalas no andor, cantando e rezando, meditando em cada estação a vida de Santa Rita ao longo do caminho. Em um lindo momento a procissão luminosa, chegando de volta ao Santuário, foi recebida com festa e uma chuva de estrelas no mirante. Lindo, emocionante! O coração de todos batiam no mesmo compasso e nos olhos voltados para o mirante, onde estava a Relíquia, se refletia um misto de gratidão e emoção. Nesse momento de pura devoção, Santa Rita de Cássia entrou no coração de todos, muitos presentes relataram que o mundo pareceu parar um instante e Santa Rita abraçou cada um, com tanto amor que nenhuma vela se apagou, pois não ventou. O vento cessou, depois veio o agradecimento a Deus por podermos viver esse momento e o descanso.

A semana se passou e, no sábado, dia 27, houve o primeiro Encontro das Mães de Santa Rita. Começou logo após o almoço e terminou com a Santa Missa; por volta de 120 mulheres rezaram e cantaram louvores ao Senhor, com Rafael Luz. O encontro também contou com a palestrante Michele Paulo e momento de Adoração ao Santíssimo, conduzido pelo Pe. Edivan. O momento de partilha foi no salão onde um delicioso lanche esperava por todas. A grande falta sentida foi do Diácono Caio Caldeira, fundador do grupo, que não pode comparecer por motivo de saúde, pois estava com dengue.
Chegamos ao último evento da festa da padroeira a 2ª Pedalada do Santuário Santa Rita de Cássia e foi com muita expectativa, desde a noite anterior, quando começou uma forte chuva, que os organizadores correram o trecho da pedalada, na estrada rural do Limoeiro, para ver as condições da estrada por questões de segurança, pois uma chuva fina, mas constante, continuava a cair. Na manhã seguinte os organizadores decidiram cancelar a prova dos 55 km e todos os participantes fizeram somente a prova dos 33 km, sendo avisados durante a acolhida no café da manhã, que estava delicioso. Depois da benção do Pe. Edivan os organizadores deram a largada e que momento lindo, colorido, festivo e cheio de alegria. Na volta dos 33 km os primeiros ciclistas chegavam enlameados, mas muito felizes. Com um sorriso de satisfação no rosto, já recebiam os cumprimentos e as lindas medalhas. Quando o último participante ultrapassou a linha de chegada e recebeu sua medalha, foi um momento de grande festa para todos, sensação de dever cumprido, de uma programação festiva e religiosa, que começou dia primeiro de maio e se encerrou naquele momento.

>> Espiritualidade de Santa Rita para a família

Para toda comunidade Santa Rita de Cássia é gratidão a Deus, pois podemos dizer Santa Rita, Tu és linda, linda demais, toda a sua beleza gira em torno do seu amor a Jesus. Tu tens o Odor de Santidade de seu corpo incorrupto, Tu és a advogada dos nossos casos impossíveis e nunca perdeu uma causa, Tu és a flor mimosa do jardim de Deus, a Pérola preciosa da Umbria, é nossa madrinha espiritual, nossa amada e gloriosa Santa Rita de Cássia. Nós, teus devotos, te amamos, agradecemos por todas as graças recebidas e esperamos por suas rosas perfumadas a cada dia.
Queridos devotos de Santa Rita, o mês de maio se foi e com ele o grande dia da nossa Padroeira mas Santa Rita continua no dia a dia a lançar bênçãos na vida de seus devotos através das novenas, Terços, programa Benção de Santa rita, e a Missa do Romeiro, todo domingo às 17h, nessa missa um romeiro é escolhido para conduzir a imagem de Santa Rita até o padre, organize sua romaria e venha participar.

Confira alguns momentos da Festa da nossa Padroeira!!

STARITA22052023_0453

Venha fazer essa experiência de amor, que sempre nos leva a Jesus, aqui no Santuário Santa Rita de Cássia em Londrina.
Sejam bem vindos!

Marcia Weisheimer
Movimento Devocional/ Santuário Santa Rita de Cássia


Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.

Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita

CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Contribua também com  o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!

Links úteis:

Horários de MissasPrograma Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Benfeitor do ImpossívelPedidos de Oração