A cada dia devocional de Santa Rita encontramos pequenas surpresas, como o momento oracional. Neste mês de agosto tivemos a graça de conhecer o  padre Anselmo da Paróquia de Piracicaba, (SP): “O que me trouxe aqui foi o encontro que tive com Santa Rita. Os devotos do santuário de Londrina me viram no YouTube e me fizeram o convite para visitar o santuário. Eu tenho um carinho por santa Rita porque encontrei nela um ser humano que viveu as realidades comuns de uma família; de uma comunidade, mas que soube superar as dificuldades em Deus e alcançou os objetivos de vida que ultrapasse qualquer tipo de vida simples se tornou algo incomparável”.

Pe. Ancelmo

>> Saiba mais sobre o Projeto Rumo Santuário

“Santa Rita Santa Rita de Cássia queria ser religiosa, mas seus pais escolheram para ela um marido, como era costume na época. O marido escolhido foi Paolo Ferdinando. Não foi uma boa escolha, pois Paolo era um infiel no matrimônio e tinha o hábito de beber demais. Por causa dele, Santa Rita sofreu por 18 anos, período em que foi casada. O casal teve dois filhos. Durante o tempo de casada, Rita demonstrou  muita paciência e resignação por tudo que sofreu.

Mesmo sofrendo, ela nunca deixou de rezar pela conversão dele. Por fim, a mansidão e o amor de Rita transformaram aquele homem rude e bruto. Paolo se converteu e mudou sua vida conjugal de tal forma que as amigas de Rita e as mulheres da cidade vinham aconselhar-se com ela” (Plauto Vesaro).


>> Assista o vídeo do Santuário!!

No Santuário de Santa Rita encontramos um lugar que nos inspira muita fé e devoção. Como vimos em toda trajetória da vida de Santa Rita, teve muito amor e paciência com seu marido e filhos. Hoje podemos seguir seus modelos, rezando e pedindo por nossos impossíveis no Santuário de Santa Rita.

As devotas Carmem LopesEliana da Capela Sagrada Família: “ Viemos fazer os nossos pedidos a Santa Rita, mas também agradecer as graças alcançadas! Santa Rita de Cássia! Rogai por nós!


No Santuário de Santa Rita podemos encontrar as uvas de Santa Rita como em  Roccaporena.

 “Esse caso aconteceu quando Rita já era adulta e quando já dedicava toda a sua vida à oração num mosteiro. Conta-se que, certa vez, a superiora do mosteiro quis colocá-la à prova a fim de testar sua humildade.

Para isso, levando em conta que todas as irmãs possuíam algum tipo de dever diário, pediu para ela que regasse de manhã e de tarde um galho seco já totalmente ressecado e sem vida, provavelmente uma videira..

>> Relíquia de Santa Rita em nosso Santuário

Assim fez Rita sem reclamar e com muita humildade. As outras irmãs talvez riam da situação, porém Rita continuou regando esse galho morto por 1 ano. Contudo um dia algo inacreditável aconteceu. Naquele galho seco começaram a aparecer brotos, folhas e depois de um tempo ele se transformou numa belíssima videira gerando deliciosas uvas que, inclusive, foram apreciadas por Cardeais e até pelo Papa.

Até hoje existe essa videira milagrosa no jardim das agostinianas de Cássia e muitos milagres acontecem para aqueles que consomem as uvas e folhas benzidas e usadas com a invocação de Santa Rita”.

>> Revistas do Santuário

Jandira Lopes  da Igreja Madre Leônia conheceu a videira de Santa Rita e nos contou o seu relato: “Desde que meu marido faleceu, eu adquiri depressão e a síndrome do pânico que através da indicação de uma pessoa conheci o santuário e o padre Edivan que inclusive já visitou a minha casa para fazer oração. E todos os dias devocionais venho visitar o santuário”.


Quando visitamos o Santuário de Santa Rita de Londrina podemos peregrinar por lugares que sempre nos lembrarão da história de Santa Rita, como o mirante no qual podemos apreciar a vista do alto registrando algumas fotos de lembrança.

>> Ouça nossos podcasts

Leonice Torres do Vivi Xavier já é devota de Santa Rita há muitos anos nos testemunhou: “ Eu tinha uma mancha de sangue no pulmão há seis anos, o médico disse que não tinha cura. Mas com muitas orações à Santa Rita no começo deste mês retornei ao médico e para minha surpresa eu não tenho mais nada. Venho hoje especialmente agradecer a Santa Rita”.

“ Nós somos devotas de Santa Rita e visitávamos o Santuário de Santa Rita de Lunardelli, mas quando descobrimos o Santuário de Londrina que fica perto de nós viemos conhecer. Esta é a nossa primeira visita”. Relatou a Maria Aparecida.

Anita: “ Vim através de um convite de uma amiga e como já sou devota de Santa Rita eu estou tentando vir aqui todos os dias devocionais”. E viva Santa Rita de Cássia!

Aline,Edna, Rose e Vanessa fazem parte do apoio às confissões e se sentem felizes de verem a misericórdia de Deus através do sacramento da reconciliação. E é maravilhoso ver como as pessoas saem transformadas pela graça e o amor de Deus.


Um outro milagre de Santa Rita foi a pedra da oração. A pedra original fica no alto de uma colina no povoado de Roccaporena, lugar em que Santa Rita, ainda leiga, antes de entrar para o Convento das Monjas Agostinianas, habitualmente subia para fazer suas orações. Após sua canonização, o local foi transformado em capela.

A história de Santa Rita na Pedra da Oração se passa no momento em que Rita foi conduzida até esta pedra pelos seus três santos protetores: Santo Agostinho, São Nicolau de Tolentino e São João Batista. Ela teria seguido os três até o local onde já costumava rezar e, na sequência, teria sido conduzida, milagrosamente, até o interior do Mosteiro de Santa Maria Madalena; ao qual desejava ingressar.

Marcia Flor que é devota a trinta e três anos; auxilia na devoção de Santa Rita do Santuário nos diz: “ Servir no Santuário é como servir a Maria e são muitos anos de devoção. Para mim é muito gratificante. Aqui eu encontros outros irmãos que são devotos também. Nós podemos trocar experiências compartilhando nosso testemunho ”.


Quem visita o Santuário de Santa Rita  onde se encontra a relíquia de primeiro grau da santa sente logo a atmosfera de santidade e alegria. A Santa das causas impossíveis é um exemplo para os cristãos de uma vida de santidade na família, na vida consagrada e diante do sofrimento.

>> Espiritualidade de Santa Rita para a família

Já pensou poder contemplar essa história e orar diante de Santa Rita de Cássia por todo o seu impossível? Venha visitar o Santuário de Santa Rita de Londrina!

Santa Rita do impossível, para vós nada é impossível!

Vivian Simone Kato Monteiro Iwai
PASCOM | Santuário de  Santa Rita de Cássia | Londrina (PR).

Fotos: Vivian Monteiro


Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.

Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita

CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Contribua também com  o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!

Links úteis:

Horários de Missas
Programa Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Benfeitor do Impossível | Pedidos de Oração