Quantas surpresas agradáveis, quantos momentos de ricas partilhas a entrega do Box da Promoção dos dizimistas aniversariantes do mês tem me proporcionados. Desta vez não foi diferente. E para começar, já digo, pela segunda vez tive que retornar no mês endereço para entregar o presente para mãe. Em 2021, entreguei para filha que foi contemplada também. Veja de quem estamos falando, leia mais:

>> Saiba mais sobre o Projeto Rumo Santuário

Em torno da mesa na cozinha, com café e bolo, começamos nossa conversa.

A pessoa contemplada nasceu no dia 25 de julho, chama-se Geralda Ribeiro, mas todos a conhecem como Tuka. Viúva, tem 3 filhos e 4 netos. Numero 7 de treze irmãos, Tuka nasceu em Londrina. Seus avós maternos vieram da Bahia. Morava no Jardim Europa, em Londrina, antes de se casar.

Tuka veio morar na região do Jardim Califórnia em 1969. Ela lembra que só tinha muito mato e poucas casas. Tuka ajudou a formar a comunidade local, onde ela mora, especialmente na construção das casas e organização do local, porque muitas pessoas começaram a vir para essa localidade. Ela lutou para trazer melhorias para bairro, para as pessoas mais necessitadas.

A dedicação de Tuka para as realidades sociais da sua localidade, também vemos acontecer na Igreja. Ela conta que na década de 60 e 70, a igreja era na Vila Brasil, atendida na época pelos padres Capuchinhos. Pioneira na Igreja de Santa Rita, Tuka recorda as missas embaixo do Abacateiro, da construção do Barracão, da Capela Santa Rita e da criação da Paróquia. Tuka ajudou nisto tudo, trabalhando nas quermesses e festa, recordando com saudade das famosas feijoadas da Igreja do Califórnia, dos vicentinos.

>> Assista o vídeo do Santuário!!

A vida espiritual da Tuka tem sido bastante intensa. Ela foi a primeira Vicentina mulher do Brasil, lá pelos indos de 1975. Criou o Grupo de Oração do Santuário, em 1995, Exército do Senhor, coordenando-o mesmos em condições desfavoráveis. Sempre participou da Equipe da Cozinha e das Festas. Tuka fez ECC (Encontro de Casais com Cristo). Hoje continua no Grupo de Oração e é Ministra da Eucaristia.

O Box entregue a TuKa continha: Joana D´Arc – Rainha, Virgem e Mártir, de Ir. Marie de Sagesse Segueiros; Guia: A Donzela de Orleans. Estampa com Oração de Santa Joana D´Arc.

>> Relíquia de Santa Rita em nosso Santuário

Sobre o Santuário, Tuka diz cheia de alegria, esperança e entusiasmo: é um milagre de Deus. Uma Bênção. Para ela, é um sonho que vai realizando, um sonho grande de muitos, que acontece porque tem fé, tem amor, tem luz. Tuka recorda que sempre se falava do Santuário, mas que nada daria porque já tinha outro santuário em Londrina. Hoje, vendo que o tem acontecido em nossa Igreja, com novas estruturas, movimentação de pessoas, devotos e celebrações devocionais a Santa Rita, Tuka diz que estamos vivendo um novo Tempo em Nosso Santuário. Ela sublinha que o Santuário hoje já uma benção, uma graça de Deus para a região para toda a Cidade de Londrina. Tuka olha para Santuário como lugar da partilha e exemplos de fé.

A devoção a Santa Rita entra na vida da Tuka desde que começou a frequentar a comunidade e ajudar a construção da Igreja. O esposo da Tuka, Seo Luiz, estava presente na escolha do nome da Igreja, à época. Tuka aprendeu a amar Santa Rita e rezar para ela. Sempre orou pelos seus filhos, inspirada na atitude de Santa Rita de sempre orar pela salvação de sua Família. Tuka recebeu muitas graças de Santa Rita, como a cura dos olhos de sua Filha e da neta.

>> Revistas do Santuário

Todo dia 22 de cada mês, por muitos anos, Tuka rezava as mil Ave-marias. Ela conta que teve uma sonho com mel e as abelhas e Santa Rita. Depois que a gruta de Santa Rita foi feito, as abelhas apareceu lá e fizeram mel. Recorda que numa noite, durante a Missa do Dia 22, 3 três foram para igreja e como que beijaram o rosto do padre Roque (o padre não foi picado). Só lamenta que o mel produzido e a colmeia foram tirados da gruta.

Falando do dízimo, Tuka afirma que tem sido bênçãos sobre na vida dela e da sua família. Contribuir com dizimo é uma dádiva, só coisas boas acontecem. Sempre ensinou toda a família o valor, a experiência de ser dizimista. Tuka sempre fala para sua filha nunca parar, desistir de contribuir.  Ofertar o dízimo todos os meses para ela é uma realização, traz paz ao seu coração em meio as provações cruzes do caminho. O dízimo é uma libertação, um confiar totalmente em Deus, em Jesus, enfatiza. Tuka também diz se alegra muito quando vê as pessoas fazendo suas ofertas e entregando o dízimo. É uma beleza tudo isso, termina.

>> Ouça nossos podcasts

Mais uma vez aproveito para agradecer toda a fidelidade mensal de todos nossos dizimistas. Obrigado. Deus abençoe sua vida e trabalhos. Faço também o convite para saber mais sobre dizimo, se inscrever e participar dessa família de amor. Faça aqui sua inscrição e seja dizimista de nosso Santuário.

Lembre-se: você pode consagrar seu dízimo em todas as missas, ou deixar na secretaria. Se preferir pode usar os dados bancários abaixo. Se quiser, pode também entrar em contato com conosco que vamos buscar na sua casa. Amém

>> Espiritualidade de Santa Rita para a família

Sicredi Banco 748
Agência 0718 – Conta 44797-4
CNPJ: 75228825/0052-07 – Favorecido: Mitra Arquidiocesana de Londrina (essa conta é do Santuário Santa Rita)

PIX também pelo CNPJ e Número de Celular: 43999229358

Nosso Santuário vive das ofertas e doações, e das campanhas. Evangelize conosco sendo um Benfeitor do Impossível, nossa Campanha dos Devotos. Torne-se um canal de graça em nosso Santuário, Deus abençoa o trabalho de suas mãos.

Conheça também nossa Campanha do Ouro. Vamos eternizar o que já é eterno, em todas arte dentro do Santuário. Saiba mais sobre essa Campanha.

Participe também da Campanha das Latinhas. Doe Latinhas de bebidas. Entregue nas missas ou na secretaria do Santuário. Muito obrigado.

Santa Rita interceda por todas suas necessidades, seus impossíveis. Deus abençoe sua vida financeira, material, seu trabalho e sua casa. Aleluia. Gloria a Deus.


Contamos também com a sua ajuda!
Estamos recebendo doações de alimentos , mantimentos, roupas adulto/criança para as pessoas da nossa comunidade que necessitam do nosso apoio.

Saiba mais sobre o Trabalho Social do Roupeiro de Santa Rita

CONTAMOS COM SUA GENEROSA DOAÇÃO.

Contribua também com  o Projeto Rumo a Santuário! Seja um dizimista ou clique aqui e contribua como quiser!

Links úteis:

Horários de Missas
Programa Bênçãos de Santa Rita
Bandeira do F. Santuário Santa Rita de Londrina
Futuro Santuário se tornando realidade
Campanha Benfeitor do Impossível | Pedidos de Oração